Título: Governo faz megaoperação contra madeireiros ilegais
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/04/2009, Brasil, p. A9
NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ (Pará), 9 de Abril de 2009 - A polícia ambiental apreendeu o equivalente a 300 caminhões de madeira no Pará numa grande operação contra madeireiros ilegais, informou o governo na quarta-feira, na mais recente investida para combater a destruição da Floresta Amazônica. Durante a operação surpresa em Nova Esperança do Piriá, 190 quilômetros a sudeste de Belém, a polícia fechou 13 madeireiras e serrarias e apreendeu tratores, armas e munição, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante uma visita ao local. Os proprietários fugiram.
A operação é a mais recente de uma série de medidas do governo a fim de cumprir uma nova meta de redução da destruição da Floresta Amazônica em 50 por cento durante a próxima década. "Estamos determinados a reduzir fortemente o desmatamento ¿ esta operação é uma advertência às madeireiras ilegais", disse.
No ano passado, o governo brasileiro abandonou sua oposição às metas contra o desmatamento e agora está sob pressão para mostrar à comunidade internacional e aos críticos de dentro do País que pode cumprir suas promessas ¿ em especial antes da importante cúpula ambiental de Copenhague, marcada para dezembro. Minc pretende reduzir o desmatamento para aproximadamente 9.500 quilômetros quadrados nos 12 meses terminados em julho, o número mais baixo até agora e abaixo dos 11.900 quilômetros quadrados registrados no ano anterior.
O governo havia inicialmente afirmado que a operação havia apreendido 400 caminhões de madeiramento ilegal mas revisou o número para cerca de 300 após inspecionar a área.
A cada ano que passa, madeireiros, pecuaristas e agricultores cortam enormes porções da floresta em busca de terra barata.
"É por isso que o Brasil tem uma imagem no exterior de destruir a Floresta Amazônica e emitir carbono", disse Minc.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Reuters)