Título: Vale dá desconto provisório de 20%
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/04/2009, Indútria, p. C2

Rio de Janeiro, 22 de Abril de 2009 - A Companhia Vale do Rio Doce informou na segunda-feira que está vendendo minério de ferro com desconto provisório de 20% sobre os preços de 2008, enquanto aguarda o fechamento dos contratos de longo prazo com seus clientes para 2009. "O preço de venda provisório equivale a 80% do benchmark (preço referencial) de 2008, e o mesmo será ajustado posteriormente de acordo com o preço benchmark de 2009, quando a negociação do mesmo for finalizada", informou a Vale em comunicado.

"Deve ser alguma coisa meio parecida como que a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) está fazendo. É uma forma de negociar enquanto não há preço definido", explicou a analista Juliana Chu, do BES Securities Bank. "Pode ser uma sinalização de que essa negociação vai demorar muito", complementou.

De acordo com o analista Antonio Emilio Ruiz, do Banco do Brasil Investimentos, "esta postura visa evitar quedas ainda maiores nas quantidades embarcadas de minério de ferro, pois muitas compras estão sendo adiadas aguardando uma melhor definição das condições para 2009", defendeu em relatório.

As negociações do preço contratual entre grandes mineradoras e siderúrgicas ainda estão ocorrendo, e as siderúrgicas buscam descontos entre 40% e 50%, enquanto as mineradoras querem limitar a redução a 20%.

O BB Investimento aposta em uma queda de 25% para nos preços dos contratos da Vale este ano, enquanto prevê redução de 30% para suas rivais.

"A Rio Tinto já realizou um acordo de redução de 30% com algumas siderúrgicas japonesas e provavelmente este ajuste servirá de referência para as outras", ressaltou Ruiz, lembrando que, por ser de melhor qualidade, o minério da Vale deve ter queda menor, e também pelo fato da mineradora ter ficado defasada no aumento de 2008.

Enquanto a Vale correu para obter no ano passado ajustes entre 65% e 71% para o seu minério, em fevereiro, as suas concorrentes australianas, a Rio Tinto e a BHP Billiton, deixaram para fechar mais tarde o contrato e conseguiram até 96% de aumento.

Os preços contratuais do minério do Brasil variam em um intervalo de US$ 76 a US$ 92 por tonelada, dependendo da mina.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2)(Reuters)