Título: Vendas reagem após redução de IPI
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Fonte: Gazeta Mercantil, 23/04/2009, Brasil, p. A6
Brasília, 23 de Abril de 2009 - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os itens da linha branca - geladeiras, freezers, fogões, bebedouros, máquinas de lavar e secadoras -, anunciada pelo governo federal na sexta-feira, já está apresentando resultados, dois dias úteis após entrar em vigor, segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula. O presidente da Eletros afirmou ontem ter sido informado que as vendas tiveram um incremento de 20%.
"Apesar de os dois primeiros dias úteis para o comércio, após o anúncio terem sido atípicos em função do feriado e da tendência dos consumidores de viajar, fomos informados que no sábado e na segunda-feira houve um aumento de 20% nas vendas, em comparação com a semana anterior", disse Kiçula.
O representante dos fabricantes de produtos da linha branca explica que a redução foi altamente positiva para o setor. "O ânimo injetado no varejo está resultando em um aumento razoável dos pedidos de novas encomendas para a indústrias."
Segundo Kiçula, em março havia sido identificada uma queda de 10% das vendas em relação ao mesmo período no ano anterior. "Nossa expectativa é a de que, no mínimo, o setor volte ao patamar em que se encontrava no ano passado, superando a marca dos 10%. Isso causará reflexos positivos na economia, porque fazemos parte de uma cadeia multiplicadora, similar à do setor automobilístico", disse.
Kiçula calcula que o setor representado pela Eletros gera um total de 350 mil empregos no país - 90 mil empregos diretos e 240 mil indiretos. Com a medida anunciada, a alíquota do IPI de geladeiras caiu de 15% para 5%; a de fogões, de 5% para 0%; máquinas de lavar, de 20% para 10%; e tanquinhos, de 10% para 0%. A redução resultará em uma renúncia fiscal de cerca de R$ 173 milhões para o governo.
Segundo o economista Marcelo Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, isso contribuiu para o aumento do movimento e das vendas das lojas no fim de semana prolongado. Ele avalia que qualquer redução de imposto é positiva, mas seria preferível o governo tomar medidas mais amplas, "como a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que reduziria também o crediário para tudo, e beneficiaria todas as vendas a prazo e não somente algum segmento".
Ele frisa que escolher determinados setores é sempre muito problemático, porque outros segmentos acabam demandando benefícios semelhantes. Sobre as vendas dos eletrodomésticos da linha branca, Solimeo destacou que as lojas repassaram de fato a redução do IPI para o preço do produto e que algumas chegaram a fazer cortes adicionais para atrair ainda mais o consumidor. Ele disse que, com o imposto reduzido, quem tinha planos de adquirir algum bem desse tipo poderá inclusive antecipar a compra. E pode ocorrer também em um certo deslocamento: "No Dia das Mães, quem poderia pensar em outros presentes, deve aproveitar para comprar esses produtos em função do incentivo".
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Agência Brasil)