Título: BB muda seis vice-presidências
Autor: Alisk,iAyr
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/04/2009, Finanças, p. B3

Brasília, 24 de Abril de 2009 - A posse do novo presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, ocorreu ontem, no mesmo dia em que tomaram posse os membros de sua nova equipe, uma substituição de seis dos nove vice-presidentes do banco. A indicação dos novos vice-presidentes foi tomada por decisão do conselho de administração do banco e notificada ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A troca no comando do banco foi uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que exigiu mais agilidade dos bancos públicos na concessão de crédito e na redução de juros e de spreads para reativar a economia.

Allan Simões Toledo, administrador de empresas e funcionário do BB há 27 anos, tinha o posto de diretor comercial e assumiu ontem a vice-presidência de negócios internacionais e atacado, substituindo José Maria Rabelo. Alexandre Corrêa Abreu, também administrador de empresas, há 22 anos de BB, ocupava antes o cargo de diretor de seguridade, previdência e capitalização, e agora comanda a vice-presidência de varejo e distribuição, no lugar deixado por Milton Luciano dos Santos.

Paulo Rogério Caffarelli, graduado em Direito, até quarta-feira era diretor de novos negócios de varejo da instituição, e passou a ser desde ontem o novo vice-presidente de cartões e novos negócios de varejo, substituindo o próprio Bendine. Ricardo Antônio de Oliveira, com 27 anos no banco, era assessor especial da presidência do banco e assumiu ontem a vice-presidência de governo, no lugar ocupado antes por Ricardo José da Costa Flores.

Costa Flores, economista há 30 anos no BB, deixou a vice-presidência de governo e foi remanejado para a vice-presidência de crédito, controladoria e risco global, o que na prática representa uma promoção, tendo em vista a maior importância da nova vice-presidência que passa a comandar. Por fim, Robson Rocha, administrador de empresas com 28 anos no banco, ocupava o cargo de diretor de menor renda e assumiu a vice-presidência de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental, em substituição a Luiz Oswaldo Sant""Iago Moreira de Souza.

Todos os nomeados ontem são funcionários de carreira do BB. O mais jovem é Ricardo de Oliveira, com 41 anos de idade; enquanto que o mais velho é Robson Rocha, com 50 anos. Bendine tem 45 anos é graduado em Administração de Empresas com especialização em Finanças.

A nomeação de Bendine foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23 de abril. Lado a lado foi publicada também a exoneração de Antônio Francisco de Lima Neto do cargo, com a ressalva de que foi utilizado o termo de exonerar "a pedido", o que dá a conotação de que foi Lima Neto que pediu demissão, e não que tenha sido demitido por decisão superior. Ambos os atos foram assinados pelo presidente Lula.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)(Ayr Aliski)