Título: Gripe suína provoca temor de pandemia
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/04/2009, Agronegócio, p. B9
Mexico, 27 de Abril de 2009 - A gripe suína, que infectou centenas de pessoas nos Estados Unidos e México, onde deixou 57 mortos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença respiratória que afeta os suínos, mas é transmissível ao ser humano e já suscita temores de uma pandemia. A gripe suína, um vírus gripal do tipo A, pode se expandir de maneira muito rápida. Entre os humanos, o vírus da gripe suína muda continuamente.
Os porcos se tornam então "recipientes de misturas" ou "crisóis" que favorecem o surgimento de novos vírus gripais, por meio de recombinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esse tipo de vírus híbrido pode provocar o surgimento de um novo vírus da gripe, que seja tão virulento quanto a gripe aviária, e tão transmissível quanto a gripe humana.
Esse vírus, que o sistema imunológico humano desconhece, poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe. Diferentes subtipos de vírus suínos surgiram ao longo dos anos: H1N1 (isolados recentemente), H1N2, H3N2 e H3N1.
Segundo o Ministério mexicano da Saúde, laboratórios canadenses e norte-americanos confirmaram que a epidemia humana se devia a "um novo vírus influenza". A gripe do suíno é transmitida de maneira ocasional para o ser humano, em geral para pessoas que estiveram em contato com esses animais, mas existem casos de transmissões entre humanos. Nos Estados Unidos, foram registradas duas mortes em 1976 e em 1988. Os Centros de Controle de Doenças Americanos (CDC) informaram em 17 de abril dois casos de crianças infectadas, uma de 9 e outra de 10 anos, que não haviam tido contato com animais.
A origem desses casos é de vírus parecidos, com uma combinação genética única até então, e que nunca foi descrita entre os vírus suínos e humanos nos Estados Unidos nem em outro lugar, segundo o Centro de Controle de Doenças europeu. Os Estados Unidos registraram um total de cinco casos.
A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína. O consumo de carne de porco cozida não representa um risco, porque a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias, ressaltou o CDC.
A vigilância e o escrutínio da gripe vêm sendo intensificadas desde 2003, quando a gripe aviária H5N1 reapareceu na Ásia. Especialistas temem que essa ou outras variedades possam desencadear uma pandemia que poderia provocar milhões de mortes.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 9)(AFP e Reuters)