Título: Câmara aprova regra para uso de passagens
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/04/2009, Brasil, p. A10

Brasília, 29 de Abril de 2009 - Os líderes partidários da Câmara dos Deputados aprovaram ontem as medidas que disciplinam o uso de passagens aéreas pelos parlamentares. As regras sairão de ato da Mesa Diretora, sem a necessidade de passar pelo plenário.

As novas regras, divulgadas na semana passada pelo presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-PMDB), não foram alteradas na reunião dos líderes.

Eles se comprometeram a aceitar que, a partir de agora, as passagens aéreas serão utilizadas apenas pelos deputados e precisarão de aprovação para que seus assessores utilizem. Família e amigos ficam fora.O fim do adicional de 25% de passagens aéreas para líderes partidários também foi referendado. "É um recuo, mas às vezes temos de recuar para dar um passo adiante e esse é o caso", disse Temer a jornalistas. Foi o presidente da Câmara que, na semana passada, tentou levar as regras ao plenário por pressão de deputados, principalmente os do chamado baixo clero.

Temer rechaçou chamar de farra a prática de deputados que fizeram viagens internacionais de turismo pagas pela Câmara ou que levavam parentes em viagens com suas cotas. "Não havia uma farra e sim regras pouco específicas."

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Reuters)