Título: No Brasil, empresas registram cancelamento de viagens
Autor: Esteves, Cintia; Leite, Valéria Serpa
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/04/2009, Gripe Suína, p. A12

Ainda não existem estatísticas, mas companhias já notam prejuízos no País.

A gripe suína já causa prejuízos para as empresas de turismo que atuam no Brasil operando destinos internacionais. O presidente do F6rum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), Francisco Leme da Silva, afirma que ainda não possui estatísticas, mas que as viagem para México e Estados Unidos vêm sendo canceladas. "As empresas estão adiando as viagens pois existe um forte clima de incerteza. E as companhias aéreas estão se organizando em função disto. A Delta Airlines, por exemplo, informou que está permitindo a troca dos destinos e a reemissão de passagens sem multas". afirma. A Aeroméxico também adotou medida de flexibilidade para viagens até 31 de maio.

André Carvalhal. presidente da Carlson Wagonlit Travel no Brasil, confirma que as viagens para o México e Estados Unidos estão sendo adiadas. "Existe um certo desespero. Da nossa parte fizemos um comunicado informando às pessoas a respeito de como fazer para evitar o contágio", explica.

¿Estamos acompanhando o caso com apreensão mas, por enquanto, não é nada assustador em termos de impacto¿, afirma o vice-presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de São Paulo (Abav-SP), Amauri Caldeiras. "Felizmente estamos na entresafra", completa o executivo, explicando que no que diz respeito ao turismo de lazer alguns clientes optaram pela mudança de destino de viagem. E nio turismo interno, por enquanto. não houve impacto segundo o executivo.