Título: Governo monitora 20 possíveis casos
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/04/2009, Gripe Suiína, p. A13
Presidente Lula diz que não há motivo para terrorismo e que o País está preparado.
Autoridades sanitárias brasileiras monitoram o estado de saúde de 20 pessoas que apresentam alguns sintomas da gripe suÍna, que já matou 149 pessoas no México e se espalhou para sete países. Dos casos notificados ao Ministério da Saúde, ao todo quatro pacientes estão no Paraná, três em Minas Gerais, outros três no Amazonas e mais três em Santa Catarina. Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte apresentam dois possíveis casos cada um. E o Pará tem um caso possível da doença.
Após a confirmação de casos da doença em Nova Zelândia. Reino Unido e Espanha. a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu estender, desde ontem, a triagem de passageiros que desembarcam no Brasil também para voos provenientes desses países. Passageiros de voos do México, Estados Unidos e Canadá já estavam sujeitos a uma fiscalização por parte da Anvisa para verificar se há pessoas com sintomas da gripe. Os viajantes com sinais da doença serão encaminhados diretamente dos aeroportos para hospitais de referência.
De acordo com o Ministério da Saúde, em todos os casos sob investigação no País os pacientes estiveram em locais onde houve confirmação da doença, como o México. Estados Unidos e Canadá. Esses casos continuam sendo monitorados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Segundo o ministério, no entanto, nenhum dos pacientes preenche a definição de caso suspeito conforme critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que inclui uma febre repentina superior a 38 graus. acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de ter estado no México, no Canadá ou nos Estados Unidos nos últimos dez dias.
Na terça-feira passada, a direção do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou que os três pacientes que foram hospitalizados com sintomas da gripe suína continuavam internados, apesar de apresentarem quadro estável.
Terrorismo
"Até o momento, não há evidências de circulação do novo subtipo do vírus da influenza suína A (HlNl) no Brasil", informou o Ministério da Saúde em uma nota oficial divulgada na noite de segunda-feira. No comunicado, o ministério afirmou que todas as recomendações da OMS estão de acordo com medidas já adotadas no País, "em especial aquelas referentes à não restrição às viagens internacionais e à orientação para procura de atendimento médico, no caso dos viajantes procedentes das áreas afetadas que apresentem sintomas compatíveis com a influenza suína".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há motivo para fazer "terrorismo" em cima da doença no País. "O Brasil está preparado, nós temos remédios para atender as pessoas, vamos fazer fiscalização rígida nos aeroportos, para que a gente evite que essa doença chegue ao Brasil", disse Lula. "Esse é um momento de cautela, um momento de prevenção, e não um momento de se fazer terrorismo com uma coisa que não chegou aqui", complementou.
Quarentena
Um grupo de sete missionários mexicanos foi posto em quarentena ao desembarcar na manhã desta terça-feira, em Belo Horizonte, por temor de serem portadores do vírus da gripe suína. O grupo chegou do México no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, na segunda-feira, e seguiu de ônibus para Belo Horizonte. A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte já havia sido alertada sobre a chegada dos missionários e os abordou ainda na rodoviária da capital.
A secretaria informou que os missionários não apresentam nenhum sintoma, mas foram orientados a manter isolamento até que seja afastado o risco de estarem contagiados pela doença - que, segundo infectologistas, se manifesta entre seis e dez dias.
Ações preventivas
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura carioca instalaram ontem um gabinete integrado de emergência para a gripe suína. Entre as medidas já anunciadas pelo gabinete está a destinação de pelo menos 110 leitos da rede estadual de saúde para pacientes que apresentem sintomas da doença.
No Instituto Evandro Chagas, 10 leitos já estão prontos para serem utilizados e 100 estão sendo preparados em mais dois hospitais, incluindo 20 vagas em unidades de tratamento intensivo (UTI).
Além dos leitos, a secretaria destinou duas ambulâncias do Serviço de Atendi· mento Móvel de Urgência (Samu) especialmente para o atendimento de casos suspeitos de gripe suma. o secretário estadual de Saúde, Sergio Cortes, pediu calma à população e disse que não há motivo para "alarmismo¿.
"O mais importante é que a população não precisa fazer, neste momento, qualquer medida preventiva, como usar máscaras nem sair buscando comprar medicamentos na farmácia. Pedimos para que não façam isso, porque, primeiro, dificilmente encontrará (os remédios) e, mesmo que encontre, pedimos para que não façam uso do medicamento. Caso tenha qualquer sintoma, procure um posto de saúde ou um hospital, para ser orientado¿, disse Cortes.
Segundo informações da BBC Brasil, em meio a rumores de uma possível quarentena e de medidas restritivas em aeroportos por causa do risco de uma epidemia de gripe suína, vários brasileiros que estão no país resolveram adiantar seu retomo ao Brasil. Ainda de acordo com a BBC Brasil, o embaixador brasileiro Sérgio Augusto Florêncio disse que até o momento não há no México nenhuma notificação de brasileiros vitimados pelo surto. "Mas tem gente muito assustada e querendo voltar ao Brasil o quanto antes¿.