Título: Mdic investiga fraude de leite em pó
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/04/2009, Brasil, p. A7

Brasília, 30 de Abril de 2009 - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) se reúne hoje, em Buenos Aires, com empresários e representantes do governo argentino a fim de discutir a denúncia de fraude de leite em pó importado da Argentina. A suspeita é da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O ministério prometeu investigar a denúncia. A reunião integra a agenda permanente dos encontros bilaterais entre os dois países.

Em nota, o ministério informa que a CNA encaminhou ofício, esta semana, ao ministro Miguel Jorge, em que pede o cancelamento da licença automática de importação de tal produto, por 60 dias, período em que a investigação "estará em andamento". O assunto será tratado pela Coordenação Geral de Defesa da Indústria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). "Implementaremos as medidas necessárias para averiguar essa denúncia. Se necessário, poderemos implantar licenças não-automáticas para averiguar a origem desse produto", disse o secretário de comércio exterior, Welber Barral, em nota.

Segundo o ministério, a importação de leite em pó da Argentina subiu 285% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os volumes saíram de 4,8 mil toneladas, no primeiro de 2008, para 21,5 mil toneladas em igual etapa deste ano. O total importado em valores aumentou respectivamente de US$ 22,4 milhões para US$ 45,1 milhões, no período analisado.

O leite em pó da Argentina já foi tema de investigação do Departamento de Defesa Comercial (Decom) do MDIC, que, em 2001, aplicou direito antidumping contra o produto, "na forma de compromisso" de preços.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Redação)