Título: Aécio e Serra conversam sobre regras para prévias
Autor: Guimarães,Durval
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/04/2009, Brasil, p. A8

Belo Horizonte, 30 de Abril de 2009 - O governador mineiro Aécio Neves (PSDB) revelou ontem, antes de embarcar para Paris, que se encontrou reservadamente por duas vezes, nos últimos dias, com o governador de São Paulo, o também tucano José Serra, para a construção de uma agenda de viagens pelo país e para definir o tipo de filiados aptos a votar nas eleições prévias para a escolha do candidato do partido à presidência da República. A última reunião ocorreu na segunda à noite, quando Serra veio a Belo Horizonte para um jantar no Palácio das Mangabeiras e permaneceu até por volta de uma hora da manhã do dia seguinte.

Aécio se mostrou satisfeito com o teor das duas conversas, das quais pouco revelou, sob a alegação de que "uma conversa privada não deve ser colocada à opinião púbica para que não gere interpretações que não sejam as que nós tivemos". O governador reafirmou, porém que, independentemente do cenário que resultar das prévias, ambos marcharão unidos na eleição presidencial. As prévias deverão ocorrer entre dezembro deste ano e fevereiro de 2010 e, segundo parlamentares do PSDB mineiro, deverão votar apenas filiados no exercício de mandatos executivos e legislativos em todas as esferas do governo.

O governador mineiro não esclareceu, porém, evitou comentar informação dando conta de que o ex-presidente Itamar Franco - sem partido e recentemente convidado para ingressar no PPS - fora sondado por Serra para ocupar a vaga de vice-presidência da sua chapa para a presidência da República, no caso de o vitorioso nas prévias ser o governador paulista. O gesto repetiria o mesmo convite feito em 1989 pelo então candidato Fernando Collor de Mello a Itamar, que, como agora, se encontrava sem mandato e distanciado das decisões políticas.

Aécio disse apenas que não iria comentar o caminho de Itamar Franco. Preferiu declarar que o ex-presidente é um dos homens mais respeitados o Brasil e que tem condições, no momento certo, de tomar suas definições e qualquer que seja ela, terá o seu absoluto respeito. Itamar Franco se encontra em Juiz de Fora, sua cidade Natal. Procurado por este jornal, sua assessoria informou que ele tomou conhecimento da notícia, mas que somente irá se pronunciar sobre o assunto quando retornar a Belo Horizonte, depois de 15 de maio, para presidir uma reunião do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), instituição financeira do governo de Minas.

Ontem, o governador de Minas embarcou para Paris, onde apresentará hoje para a diretoria geral da Unesco, o projeto de implantação do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas, na cidade de Frutal. Depois irá para Madri tratar de recursos para a construção da Usina de Irapé.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Durval Guimarães)