Título: Mianmar já registra 75 mortos
Autor: Sabadini, Tatiana
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2011, Mundo, p. 27

Subiu para 75 o número de mortos no terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter que atingiu Mianmar na noite de quinta-feira. As equipes de emergência têm dificuldade de chegar à área afetada, em uma região montanhosa, e o governo teme que o número de vítimas seja ainda maior. As zonas rurais foram as mais atingidas e muitas estradas estão danificadas. Os tremores também foram sentidos na Tailândia, no Vietnã, no Laos e no sul da China.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro foi localizado a 82km de Chiang Mai, segunda maior cidade tailandesa e um dos principais destinos turísticos país. Várias réplicas foram sentidas ontem, mas não há risco de de tsunami.

O governo militar de Mianmar foi criticado pela demora na assistência às vítimas, em 2008, quando um furacão deixou milhares de mortos. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou ontem que as autoridades birmanesas garantiram o atendimento à população afetada pelo tremor. Organizações humanitárias se mobilizaram para levar ajuda à região. Por enquanto, equipes de resgate não foram solicitadas. Apenas kits de emergência de saúde, cobertores e alimentos devem ser enviados para as áreas atingidas.