Título: Emocionados, Dilma e Lula antecipam a volta
Autor: Pariz, Tiago ; Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2011, Política, p. 2

Em Portugal para compromissos oficiais, presidente e ex-titular do Planalto retornam a brasília hoje

A morte de José Alencar pegou de surpresa a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estavam em Portugal cumprindo agenda oficial. Os dois receberam a notícia do falecimento em um telefonema do médico de Alencar, Raul Cutait. Eles estavam juntos no momento da ligação e também conversaram com Josué, filho do ex-vice-presidente. Com a informação, o retorno da comitiva, previsto para amanhã, foi antecipado para hoje, depois de uma homenagem que Lula receberá na Universidade de Coimbra. Eles retornam ao país no mesmo voo e chegam a Brasília no fim da tarde para acompanhar o velório no Palácio do Planalto.

Emocionados, os dois lembraram do passado batalhador de Alencar e de bons momentos vividos nos últimos oitos anos no Planalto. Lula afirmou que chegou a ligar para o ex-vice quando estava dentro do carro, no domingo, antes de viajar. ¿Ele disse que estava bem, em casa e que sabia que, do ponto de vista clínico, não tinha mais expectativa de cura. Mas, como era um homem de fé, tinha esperança de resistir e confiança em Deus¿, afirmou.

Lula e Dilma decidiram fazer uma declaração no hotel em que estavam hospedados. As primeiras palavras de Dilma foram: ¿Estamos num momento de muito sentimento. Consideramos que o Zé Alencar era uma das pessoas com quem foi uma grande honra ter convivido. Vai deixar indelével uma marca na vida de cada um. E, além disso, foi presidente da República, com o presidente Lula, por mais de oito meses. Por isso, oferecemos à família o Palácio do Planalto para ele ser velado, na condição de chefe de Estado, que ele também foi, de presidente inesquecível do nosso país (...). Todos nós estamos emocionados e era isso que eu queria dizer para vocês¿, afirmou a presidente.

Depois foi a vez de Lula, abatido, comentar o assunto. Ele dedicou o prêmio recebido em Portugal a Alencar. ¿Eu penso que não temos muito o que falar, porque o momento é de dor e sofrimento. Vocês que acompanharam o nosso mandato, da Dilma como ministra, do Zé Alencar como vice, sabem que a nossa relação era mais do que uma relação de um vice e um presidente, era uma relação de irmãos e companheiros. Eu vinha falando com ele praticamente toda semana e o otimismo dele era uma coisa que causava na gente até uma inveja de ver a força que ele tinha¿, disse.

Lula relatou que soube do estado clínico desfavorável de Alencar assim que chegou a Portugal. Ele afirmou que ligou para o médico do ex-vice-presidente e foi informado de que a pressão dele estava baixa e que tinha poucas chances de vida. ¿Ele (Alencar) foi um homem de uma dimensão extraordinária. Eu, aos 65 anos de idade, conheço poucos seres humanos que têm a alma do Zé Alencar, a bondade do Zé Alencar, a lealdade do Zé Alencar¿, avaliou.

O ex-presidente finalizou a fala emocionada lembrando que tinha prazer em trabalhar com o amigo. ¿Eu cheguei a dizer que não acreditava que existisse no mundo um presidente que tivesse um vice como eu tive o prazer de ter o José Alencar. Ele assumiu a Presidência acho que mais de 8 meses. Nunca, nunca, nunca teve uma vírgula de divergência comigo. Era como se fôssemos dois irmãos, pai e filho. A presidente Dilma participava das reuniões da coordenação política, toda segunda-feira. O Alencar participava, ou seja, a gente funcionava como uma orquestra. A gente brincava, falava sério. Eu acho que o Brasil perde um homem de dimensão excepcional¿, concluiu.

--------------------------------------------------------------------------------