Título: Ações de emergentes devem retomar alta
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/05/2009, Capital Aberto, p. B4

Cingapura, 5 de Maio de 2009 - As ações dos países emergentes deverão "irromper" num mercado altista no fim do ano, num momento em que a queda das taxas de juros e da inflação aumenta a atratividade dos papéis, disse Mark Mobius, da Templeton Asset Management Ltd., sediada no Estado norte-americano da Califórnia.

Mobius reiterou que os mercados emergentes estão "construindo os alicerces" para a próxima alta. O pedido de concordata pela Chrysler LLC e outros "riscos de curto prazo" deverão deter a alta, enquanto os especuladores poderão apostar que as ações vão cair. "Estamos no período de consolidação para o próximo mercado altista", disse Mobius, cogestor de US$ 20 bilhões em ativos de mercados emergentes da Templeton, em entrevista concedida em Bali, na Indonésia, onde participou de uma conferência. "O que eu prevejo que vai acontecer é que, talvez, a atual situação prossiga até o final do ano, quando haverá uma irrupção."

Os mercados dos países em desenvolvimento responderam por todos os 10 dos índices de ações de melhor desempenho em 2009, liderados pelo Peru e pela China. O Índice MSCI de Mercados Emergentes bateu ontem 2,7%, para 680,75 pontos, em Cingapura, sua maior alta dos últimos sete meses, ampliando o ganho deste ano para 20%. O Índice Mundial MSCI recuou 2,3% em 2009.

Desde que Mobius disse, a 23 de março, que a base para a alta está se formando, o indicador dos mercados emergentes subiu 23%, superando o ritmo de avanço do indicador mundial, de 14%.

Os programas de incentivo à economia adotados pelos governos, desde os EUA até a China, motivaram o presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Ben S. Bernanke, a dizer que há provas do despontar de "brotos verdes" em alguns mercados. Relatórios divulgados na semana passada sobre o grau de confiança do consumidor e sobre o nível de atividade industrial da economia norte-americana estimularam o otimismo de que o pior da recessão pode ter passado. "Algumas empresas vão declarar queda dos lucros, mas ainda há corporações registrando alta dos lucros.", disse Mobius.

O BNP Paribas Asset Management também se mostrou otimista sobre a recuperação das ações dos mercados emergentes, ao dizer que as ações de Brasil, Rússia, Índia e China (os BRICs, por suas iniciais) apresentam a melhor combinação para uma recuperação do crescimento econômico em meio à persistente volatilidade.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 4)(Bloomberg News)