Título: Odebrecht rejeita ação movida por Equador
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/05/2009, InfraEstrutura, p. C7

Quito, 6 de Maio de 2009 - A empresa brasileira Odebrecht, expulsa do Equador em setembro de 2008, acusou ontem o Estado equatoriano de violar seus direitos como investidor estrangeiro, ao rejeitar uma queixa apresentada contra ela pelos danos em uma hidrelétrica. A estatal Hidropastaza "violou os direitos da Odebrecht, um investidor estrangeiro que faz importantes contribuições para o desenvolvimento econômico e social do Equador há 23 anos", indicou a empresa brasileira em um comunicado.

A construtora reagiu depois que a Hidropastaza apresentou uma queixa contra a empresa brasileira no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio da cidade andina de Ambato (sul), exigindo uma indenização de US$ 250 milhões.

A empresa é responsabilizada pelos danos que interromperam o funcionamento da hidrelétrica San Francisco apenas um ano depois da entrega da obra, segundo a estatal equatoriana. A Odebrecht afirmou que "defenderá seus direitos e sua reputação ante (a) queixa" e indicou que ainda não foi notificada dessa medida. A construtura acrescentou que esta "é a última de uma série de medidas injustificadas adotadas pela Hidropastaza", que "reconheceu formalmente que a central foi totalmente concluída".

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7)(AFP)