Título: DM9DDB comemora 15 anos e se define grife da propaganda
Autor: Sandra Azedo
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/09/2004, Mídia & Marketing, p. A-16

A DM9DDB inicia este mês uma série iniciativas com o objetivo de comemorar os 15 anos da agência, fundada em setembro de 1989. Todas as estratégias estão focadas não apenas numa festa - que também acontecerá -, mas em ações para prospectar futuros negócios para a agência. "Sempre comemoramos nossas conquistas e vamos continuar comemorando. Mas não somente isso. Resolvemos aproveitar o momento para preparar o futuro. É uma sinalização clara de que estamos com os olhos focados lá na frente", comenta Sergio Valente, que está saindo do cargo de vice-presidente de criação para presidente da DM9DDB.

Segundo o publicitário, esse novo momento teve início há cerca de três anos, período no qual a agência passou por mudanças como a reestruturação de sua criação e atendimento. "Estamos olhando para os próximos 15 anos com bastante maturidade. A DM9DDB é uma grife da publicidade brasileira", comenta.

João Augusto (Guga) Valente, atual presidente da DM9DDB e sócio da holding Ypy, que ainda detém as agências Africa e MPM, diz que um dos principais motivos a serem comemorados é a maturidade alcançada nesses 15 anos. "Hoje, a DM9 não é mais lembrada por ser de um ou outro publicitário. A agência criou personalidade própria", ressalta Guga.

Sergio Valente lembra também que de setembro de 2004 a setembro de 2005 haverá um trabalho envolvendo desde o programa de estágios da agência até o MBA. "Queremos que os nossos profissionais sejam melhores a cada dia." Isso sem contar um ciclo de palestras, que Sergio Valente prefere, agora, não dar mais detalhes, mais que algumas vezes abrirá oportunidades para convidados. "Essa é uma grande surpresa."

Nos próximos dias começa uma campanha publicitária para que a DM9DDB brinde com o mercado seus 15 anos. "Vamos mostrar que estamos prontos para atender novos clientes com uma comunicação de qualidade", conta o vice-presidente de criação. Além do ciclo de palestras, uma das novidades é que a DM9 promoverá intercâmbio entre funcionários da unidade brasileira e da DDB Worldwide Communications - agência que pertence ao Omnicom Group, o maior do mundo.

A DM9, agência que pertence à DDB e à holding Ypy, tem escritórios em São Paulo, Brasília e, recentemente, foi também para o Rio de Janeiro, ao conquistar a conta do Ponto Frio. Além da rede de varejo, fazem parte do portfólio da DM9DDB Banco Itaú, Honda, Bohemia (AmBev), TAM, entre outras companhias.

Guga Valente lembra que muitas foram as mudanças no mercado publicitário desde que a DM9 foi fundada. "A revolução tecnológica também chegou à propaganda, exigindo modificações. Nosso segmento não foi privilegiado." Para Guga, porém, é importante mencionar que a criatividade ainda é um item presente na publicidade. "Por mais que apareçam novos meios de comunicação, a criatividade e a inteligência se mantêm presentes", afirma.

Sobre o olho no futuro e a prospecção de novos clientes, Guga Valente informa que esse é um trabalho constante da agência, sem ferir ética e prática de mercado. "Estamos preparados para a chegada de novas contas, desde que não venhamos a ter conflito com clientes que já temos. Sabemos que cliente satisfeito não troca de agência." Para Guga Valente, a DM9DDB pode ser definida como uma agência de resultados. "Esta necessidade está até mais em evidência do que há 15 anos. São as mudanças de mercado. Embora a propaganda não tenha seus resultados mensurados com exatidão, cada vez mais se busca o custo-benefício", finaliza Guga Valente.