Título: Quatro perguntas para - Geraldo Tadeu Monteiro
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2011, Política, p. 2

Diretor-executivo do Iuperj

As expressões ¿partido de esquerda¿ e de ¿direita¿ ainda podem ser usadas na política brasileira? Não. Elas não possuem referência clara para o eleitorado. Na França, ainda hoje, essas expressões fazem sentido, mas não no Brasil. As grandes ideologias não se firmaram em nossa cultura como uma referência significativa. Ser de esquerda ou de direita só funciona para alguns grupos mais radicais. O eleitor é pragmático e independente. Vota de acordo com um cálculo racional acerca de quem vai fazer um melhor governo, quem vai poder melhorar sua vida e quem é mais confiável.

A Lei da Ficha Limpa é um mecanismo importante na democracia brasileira? A Lei da Ficha Limpa é fundamental para aumentar a legitimidade da vida política brasileira na medida em que expurga os homens públicos que cometerem desvios de conduta. A imagem da política como lugar de impunidade é nociva à sociedade porque diminui o grau de aceitação popular às decisões políticas. É de se recordar que ¿candidato¿ vem do latim candius (branco), pois, na Antiga Roma, postulantes a cargos públicos vestiam-se com togas brancas para denotar pureza de intenções.

Há críticas de que a lei não deveria existir porque os critérios de votação teriam de ser exclusivamente do eleitor. O senhor concorda? Não. Embora a decisão final seja do eleitor, ele tem que ter a garantia de que o que lhe é oferecido é confiável. Mais ou menos como se resolvêssemos colocar produtos estragados no mercado de alimentos e disséssemos que a decisão de comprar ou não é do consumidor.

O prefeito Gilberto Kassab criou um partido para ter mais espaço na próxima eleição estadual. Esse tipo de atitude confunde o eleitor? De que maneira atrapalha o processo eleitoral? Não ajuda nem atrapalha. Ele ¿ como aliás todo cidadão brasileiro ¿ tem o direito de fundar um partido. Cabe à Justiça Eleitoral julgar se esse movimento atende aos requisitos formais mínimos. A decisão posterior, se ele merecer ou não representar a população, será tomada pelo eleitor. Não é o número de partidos que representa problema para o sistema político brasileiro, mas a subordinação do Congresso ao Executivo.