Título: Temporão confirma 4 casos no País
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/05/2009, Internacional, p. A17
São Paulo e Brasília, 8 de Maio de 2009 - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou ontem à noite quatro casos de Influenza A (H1N1), novo subtipo do vírus da gripe no Brasil, mas procurou tranquiliza a população dizendo que a situação está sob controle. Foram identificados dois contágios da gripe suína em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Três deles vieram do México e um, dos Estados Unidos. Todos os infectados contraíram o vírus no exterior, são pacientes adultos jovens e passam bem, informou o ministro. Outros 15 casos suspeitos estão em análise, cujos resultados provavelmente sairão hoje, segundo o comunicado do Ministério da Saúde.
"O vírus chegou ao Brasil", disse o Temporão. "A situação está totalmente sob controle. Até agora, não há nenhum registro de contágio", disse o ministro a jornalistas.
Apesar de o País ter confirmado os primeiros casos, Temporão afirmou que não haveria nenhuma mudança nas ações do governo. Ele reiterou os alertas contra a automedicação e disse que a confirmação desses primeiros casos mostra que "o sistema de vigilância e monitoramento está funcionando". "Não existe evidência de que o vírus circule no País. A situação está absolutamente sob controle", afirmou. "Quero reiterar, para que a população fique tranquila."
A realização do diagnóstico específico da doença respiratória foi feita a partir da chegada ao Brasil dos kits com os insumos necessários, enviados aos três laboratórios de referência da Rede de Vigilância de Influenza - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e Instituto Evandro Chagas, em Belém.
As análises das amostras nos pacientes suspeitos tiveram início ontem. Os resultados saíram antes das 72 horas inicialmente previstas. Os kits são suficientes para realizar todos os testes necessários no país, no momento. Temporão ressaltou que, no Brasil, há 12,5 mil tratamentos prontos e matéria-prima para outros 9 milhões.
O primeiro país da América do Sul a ter caso da gripe confirmado foi a Colômbia. Em todo mundo, já existem mais de 2 mil casos confirmados, segundo os últimos números da Organização Mundial da Saúde (OMS).
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 16)(Redação e Reuters)
-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 08/05/2009 01