Título: Governo prepara novo PAC com início em 2010
Autor: Lavoratti,Liliana
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/05/2009, Brasil, p. A5
Campo Grande, 11 de Maio de 2009 - O governo finalizará até o final do atual mandato o segundo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), para o período de 2010 a 2014 , disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira, em Campo Grande (MS), onde participou do lançamento oficial do Pantanal Express (Trem do Pantanal). "Meu sucessor, seja quem for, terá uma série de projetos prontos e planejados, restando apenas definir os prioritários", assinalou Lula.
Ele disse esperar apenas a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciar as cidades que vão ser subsede dos jogos da Copa de 2014 para divulgar os projetos de mobilidade urbana para serem realizados em parceria com as prefeituras das capitais contempladas, e respectivos governos estaduais.
O presidente salientou que em seis anos de seu governo, o País expandiu mais suas ferrovias do nos últimos trinta anos. "O Brasil entrou no grupo dos países mais importantes do mundo, não somente pela sua economia, mas também pela infraestrutura física em várias áreas", destacou.
Durante entrevista coletiva, o presidente listou uma série de obras para ampliar e melhorar a rede ferroviária no País, como a Transnordestina (1,9 mil quilômetros), a Ferrovia Norte-Sul (1,5 mil quilômetros), e o Trem Bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, que será licitado em setembro deste ano.
Entre essas obras está a revitalização do segundo trecho, com 239 quilômetros, do Trem do Pantanal, ligando Miranda a Corumbá, na fronteira com o Paraguai, que permitirá a retomada completa do Trem do Pantanal, paralisado nos últimos doze anos. O primeiro trecho - de Campo Gran-de a Miranda (220 quilômetros) - foi inaugurado na sexta-feira. "A parceria entre meu governo e o do governador André Puccinelli não deixa dúvidas que até dezembro de 2010, quando deixarei o cargo de presidente da República, vamos concluir o Trem do Pantanal", afirmou Lula.
Ele acrescentou que iniciativas como essa são fundamentais para tornar a indústria do turismo uma importante fonte de recursos para o Brasil, assim como é para Espanha, França e outros países onde a atividade é mais desenvolvida. "Trem é melhor do que avião, carro, qualquer coisa", brincou o presidente durante o discurso que fez para populares na Estação Ferroviária InduBrasil, em Campo Grande, após viajar no trem entre Aquidauana e Dois Irmãos, um trecho de 30 quilômetros que demorou duas horas.
Ele também fez piada com o fato de o Trem do Pantanal andar a uma velocidade máxima de 35 quilômetros por hora. "É um trem para turista e não para executivo, é um trem para quem não quer chegar rápida e quer degustar todas as belezas do Pantanal", ressaltou.
O presidente lembrou que estava entregando à população do Mato Grosso do Sul apenas metade do sonho que ele e o governador se propuseram a realizar em 2003. "Em janeiro de 2011, quando não for mais presidente da República, eu voltarei para fazer essa viagem completa, de Campo Grande a Corumbá, sentado no meu vagão com a Marisa, sem ninguém me pedindo para tirar foto. Daí vou poder admirar tudo o que tem de bom aqui." Lula acrescentou que o segundo trecho também se justifica pelo fato de o verdadeiro Pantanal começar em Miranda, onde o primeiro trecho termina.
A retomada do Trem do Pantanal é resultado de uma parceria entre a Serra Verde Express, o governo estadual e a América Latina Logística (ALL), maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina e conces-sionária da ferrovia, a ALL investiu R$ 18 milhões na troca de 30 mil metros de trilhos, 120 mil dormentes e o retensionamento da linha em toda a extensão do trecho, além da reforma de locomotivas e de quatro vagões especiais de passageiros que serão utilizados no percurso que começa a ser explorado no próximo dia 16 para fins turísticos.
A capacidade é para 280 passageiros, que poderão realizar o passeio nos sábados e domingos. A Serra Verde Express, que já administra os trens turísticos do Paraná, vai operar o circuito turístico do Trem do Pantanal, colocando os pacotes junto às opera-doras de turismo.
Ver mais na página A9
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 5)(Liliana Lavoratti)