Título: Abifir considera viável o projeto
Autor: Freitas, Conceição
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2011, Cidades, p. 34

Há pelo menos dois bons exemplos de uso do transporte ferroviário para transporte regular de passageiros em larga escala no Brasil, mesmo depois do sucateamento da malha brasileira e da privatização da Rede Ferroviária Federal. São os percursos de Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG) e o de Carajás a São Luís (MA). Juntas, as duas linhas transportam 1,5 milhão de passageiros ao ano.

Para o presidente da Associação Brasileira de Indústria Ferroviária (Abifir), Vicente Abate, esses dois exemplos demonstram a viabilidade do projeto de recuperação da linha de trem de Brasília a Luziânia para ser usada em transporte coletivo. Em se tratando de trilhos com menos de 50 anos, como é o caso da malha que cobre o Distrito Federal e a região mais movimentada do Entorno, Abate acredita que os custos não serão tão extraordinários.

¿Faz tempo que o Ministério dos Transportes vem discutindo a utilização das linhas de trem para transporte de passageiros e há grande viabilidade de que isso ocorra¿, diz Abate. Ele também acredita que as intervenções não serão muito significativas, até porque não é uma linha centenária, como a maioria delas no Brasil. Como o trecho vem sendo utilizado para transporte de carga, basta um entendimento entre a concessionária e o governo, explica Vicente Abate.

Desde que se levantou a hipótese de reativar a linha de trem para passageiros, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) vem se colocando à disposição do governo federal para facilitar o acesso às informações e à malha em utilização, informou a assessoria de imprensa da companhia. (CF)