Título: Procura diminui 6,6% , aponta Serasa
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/04/2009, Finanças, p. C2

A procura por crédito pelas empresas brasileiras caiu 6,6% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian. De acordo com o levantamento, as pequenas e micro empresas puxaram a queda na demanda.

No acumulado do primeiro trimestre, o recuo entre os anos ficou em 6,7%. Já na comparação de março com fevereiro, porém, houve elevação de 5,8% na procura por financiamentos, o que se explica pelo menor número de dias úteis de fevereiro, segundo os economistas da Serasa.

Por região, no primeiro trimestre, a maior queda na demanda das empresas por crédito ocorreu na Sul (-8,8%), seguida pelo Centro-Oeste (-8,3%) e Sudeste (-7,0%). Nas regiões Norte e Nordeste as quedas foram menores (-1,9% e -3% respectivamente).

Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram as que mais se afastaram do crédito no primeiro trimestre, com queda de 6,9% na procura por dinheiro novo. As médias empresas tiveram recuo de 3,5%, e as grandes, apenas 0,9%.

A Serasa destaca ainda "aceleração da queda na demanda por crédito em março". Entre as micros e pequenas empresas, a procura foi de recuo de 4,5% em fevereiro para recuo de 6,8%; nas médias, a taxa foi de -3% para -3,9%, e nas grandes, de -0,7% para -0,9% (março deste ano).

Por segmento, a indústria liderou a retração da demanda, com queda de 10,1%, seguida pelo comércio (-8,1%) e o setor de serviços (-3,5%). No acumulado do primeiro trimestre de 2009, ante os três primeiros meses de 2008, indústria (-7%), comércio (-7%) e serviços (-6,4%) tiveram dados parecidos.

Para a metodologia dos indicadores, a Serasa parte de uma amostra de cerca de 11,5 milhões de CPFs consultados mensalmente, quando o assunto refere-se a crédito, e amostra de 1,2 milhão de CNPJs. A Serasa possui 400 mil clientes em sua base, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia em todo o Brasil.