Título: Dow entra no mercado de sementes de soja GM
Autor: Tenório,Roberto
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/05/2009, Agronegócio, p. B10

São Paulo, 18 de Maio de 2009 - A Dow AgroScienses, subsidiária da americana Dow Chemical, anunciou que vai entrar no mercado brasileiro de sementes de soja Geneticamente Modificada (GM). A tecnologia que será licenciada é de propriedade da empresa, porém ainda não foi definida qual variedade será comercializada. Conforme os executivos afirmaram à Gazeta Mercantil, o pedido para testes em campo já foi encaminhado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Dessa maneira, o prazo para comercialização dependerá do andamento do processo. Novas opções são bem vindas na opinião de especialistas. Segundo dizem, a utilização de apenas um tipo de herbicida, sem rotação na lavoura, pode tornar as ervas daninhas resistentes.

Até então, o setor era dominado pela soja Roundup Ready (RR), resistente ao herbicida glifosato e desenvolvida pela americana Monsanto. Além desta, a indústria química alemã Basf também corre por fora para liberar comercialmente sua soja resistente ao glufosinato de amônio, herbicida desenvolvido pela empresa. O mercado de sementes de soja no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 1,5 bilhão, para um volume de 20 milhões de sacas de 40 quilos, conforme dados da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). Os transgênicos representam 60% deste montante, algo equivalente à R$ 900 milhões. No mercado, a cobrança de royalties por cada saca de soja colhida gira em torno de 2%.

Rolando Alegria, diretor de sementes e biotecnologia da Dow AgroSciences, destacou a importância ambiental dos transgênicos para garantir o aumento de produção sem ampliar a área plantada. "Nos próximos 30 dias, vamos anunciar a entrada no mercado de sementes de soja no Brasil. Não definimos as variedades que serão vendidas, mas serão novos eventos tolerante aos auxinicos, um regulador de crescimento que quando aplicado em doses adequadas atua como um herbicida", explicou. (Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 10)(Roberto Tenório)