Título: Desemprego deve voltar aos níveis de 2007
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/05/2009, Brasil, p. A7

RIO DE JANEIRO, 20 de Maio de 2009 - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, prevê que a taxa de desemprego no País no segundo semestre voltará aos patamares de 2007, movimento que considerou preocupante, e que a dívida pública brasileira encerrará 2009 em torno de 38% do Produto Interno Bruto (PIB). "A previsão para os índices de desemprego no segundo semestre vão levar a uma trajetória comparável a 2007. É preocupante, estamos retrocedendo dois anos", disse ontem em evento no Rio de Janeiro.

A taxa média de desemprego no Brasil medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 9,3% em 2007.

Em março deste ano, último dado disponível, a taxa chegou a 9%, depois de atingir recorde de baixa, a 6,8%, em dezembro do ano passado.

Meirelles, no entanto, minimizou o desempenho negativo quando comparado a outras economias que vêm sofrendo mais com a crise global. "Não podemos esquecer que há países que estão com nível de desemprego comparável com a década de 1940", afirmou.

Meirelles previu ainda que a dívida pública chegará ao fim do ano em cerca de 38% do PIB, patamar próximo às das previsões do mercado, segundo ele. "Há previsões (no mercado) desde 37,5% até abaixo de 39%. A previsão do BC é ao redor de 38% no final do ano."

A dívida pública fechou 2008 em 36% do PIB e estava em 37,6% do PIB em março, último dado disponível. Pressionado por receitas tributárias em queda, o governo anunciou no mês passado a redução da meta de superávit primário para o ano para 2,5% do PIB, ante patamar anterior de 3,8% do PIB.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Reuters)