Título: Brasil melhora na classificação do IMD
Autor: Hessel,Rosana
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/05/2009, Internacional, p. A14

São Paulo, 20 de Maio de 2009 - O Brasil ganhou três posições no ranking de competitividade global, o World Competitiveness Yearbook (WCY), elaborado pelo IMD e divulgado ontem a noite pela importante escola suíça de negócios - a melhor do mundo, segundo o Financial Times. O País subiu da 43 para a 40 posição do ranking de 2008 para o deste ano. Os Estados Unidos continuaram na liderança, mesmo com a atual crise econômica. Já a Venezuela manteve-se em último lugar.

O levantamento, feito anualmente desde a década de 1980, foi realizado junto a mais de 13 mil empresários e executivos de empresas multinacionais e procura fazer um retrato da competitividade e a impressão dos empresários em mais de 50 países. Neste ano, foram incluídas mais duas nações - Catar e Cazaquistão -, passando a lista para um total de 57 economias pesquisadas. A Finlândia se destacou como a nação que mais ganhou posições, voltando, inclusive, para o grupo das dez mais importantes do WCY. Já Grécia, Irlanda, Colômbia e Taiwan, ficaram entre as que estão em pior situação, com as maiores perdas no ranking. A Estônia foi a que teve a maior queda (12 posições).

O Chile, uma das economias mais abertas da América Latina, continuou na liderança da região e ganhou uma posição, lembrou a diretora centro de competitividade mundial do IMD e co-autora do WCY, Suzanne Rosselet-McCauley. "Mas a economia do Brasil hoje está em melhores condições do que no passado", afirmou ela.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 14)(Rosana Hessel)