Título: China libera exportação de frango do Brasil
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/05/2009, China libera exportação de frango do Brasil, p. B9
Pequim e São Paulo, 20 de Maio de 2009 - A China e o Brasil chegaram a um acordo para permitir que companhias brasileiras exportem frango e carne bovina para a China, afirmou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim. As primeiras remessas de frango para a China devem acontecer em 30 dias, disse ontem em comunicado enviado por e-mail o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.
O serviço de inspeção e controle de qualidade da China autorizou 24 produtores de frango a receberem licença para exportar ao país asiático, afirmou ontem o ministro durante uma coletiva de imprensa em Pequim.
O governo chinês também aprovou a importação de carne bovina de 13 áreas do Brasil consideradas livres da febre aftosa, informou Amorim.
O Banco de Desenvolvimento da China também concordou ontem em oferecer um empréstimo de US$ 10 bilhões para a Petrobras, assim como US$ 800 milhões para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os dois países assinaram ontem 13 acordos na capital chinesa.
Embarque programado
Em 30 dias o Brasil deve enviar carne de frango para a China, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao chegar ao 5º Congresso Brasileiro de Soja, em Goiânia/GO, nesta terça-feira (19).
Stephanes recebeu a informação, agora há pouco, do secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que juntamente com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, integra a delegação brasileira que está na China, desde a última quinta-feira .
A China já havia habilitado, desde novembro de 2008, 24 frigoríficos brasileiros de carne de frango, mas nenhum embarque para o país asiático foi realizado até o momento. Os secretários retornam ao Brasil nesta quarta-feira.
Suínos
Enquanto os produtores de frango comemoram, os de suínos, lamentam o ainda fechado mercado chinês à carne de porco brasileira. "Infelizmente, ainda não foi desta vez que conseguimos abrir o mercado chinês para a carne suína nacional", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. O máximo obtido foi a concordância com um cronograma de etapas a serem cumpridas.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 9)(Bloomberg News e Redação)