Título: Volume de chuvas na região está diminuindo
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/05/2009, Brasil, p. A4

Brasília, 21 de Maio de 2009 - Após dois meses de temporais, o volume de chuvas na Região Nordeste (NE) está diminuindo. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamede Melo, o período chuvoso está acabando por causa do deslocamento da zona de convergência intertropical para o hemisfério norte.

No Piauí, com a redução do volume das chuvas, o nível dos rios também diminuiu. Em decorrência disso, ontem, ao meio dia, as comportas da usina de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a 340 quilômetros de Teresina, foram fechadas. De acordo com a assessoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), as comportas só serão abertas novamente se houver aumento significativo do nível dos rios.

Mesmo com a redução da quantidade de chuva, alguns estados ainda enfrentam problemas provocados pelas enchentes. Segundo a Defesa Civil do Piauí, 41 municípios foram atingidos e cerca de 91 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 24.490 estão desabrigadas e 64.144 estão alojadas em casas de parentes ou amigos.

No Maranhão, cerca de 367 mil pessoas foram afetadas em 95 municípios. De acordo com a Defesa Civil, há 80.087 desalojados e 44.405 desabrigados. Além disso, foram registradas dez mortes e foram constatados dois desaparecimentos.

Além de helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e da Aeronáutica, o estado recebeu na terça-feira uma aeronave da Marinha. O helicóptero ajudará no transporte dos donativos. Cerca de 81 municípios já receberam cestas com mantimentos, roupas e medicamentos.O Ceará também foi um dos estados mais atingidos pelas chuvas. Segundo informações fornecidas pela Defesa Civil, a população está sendo atendida e os donativos encaminhados aos municípios do interior. Cerca de 26 mil pessoas estão desabrigadas e 38.593 desalojadas. No estado, 10.101 residências foram danificadas e 1.319 destruídas.

Manaus recupera pontes

Um quilo de pregos, 24 tábuas e mais 12 ripas ou caibros (peça de madeira usada em armações de assoalhos) são os materiais que compõem o kit madeira que está sendo distribuído pela Defesa Civil, em Manaus, aos atingidos pelas enchentes. Os materiais já foram entregues a 545 famílias.

O kit madeira é usado pela população para construção das marombas: as pontes e passarelas que permitem o trânsito dos moradores sobre os verdadeiros rios que se formam neste período de cheias em frente às casas. Parte da madeira distribuída foi doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O restante foi comprado pela prefeitura de Manus.

Segundo a Defesa Civil, 19 bairros da capital do Amazonas estão alagados. Mais de 4,1 mil famílias foram atingidas. A zona sul da cidade é a mais prejudicada. Apesar da enchente ter abalado a vida de pelo menos 16 mil pessoas, não há desabrigados em Manaus.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Agência Brasil)