Título: A rosa de Fukushima
Autor: Queiroz, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 28/03/2011, Mundo, p. 13

Já seria um resultado notável apenas pelo reflexo tão claro e imediato de um acontecimento internacional em uma eleição regional, do lado oposto do mundo. O eco do acidente nuclear de Fukushima, deflagrado pelo colossal terremoto seguido de tsunami, foi ouvido com nitidez na Alemanha e deve provocar ondas de choque pelo resto da Europa. No mínimo, está reaberto o debate sobre a energia atômica, que parecia a caminho da reabilitação no Velho Continente, como opção economicamente viável para uma matriz termelétrica insustentável do ponto de vista ambiental.

O tema ronda também os Estados Unidos, outro país industrializado onde os lobbies se chocam na disputa pelo incalculável filão da economia de matriz verde. Quando eleito, no fim de 2008, Barack Obama prometeu conjugar segurança energética com responsabilidade ecológica. Entre cruz e espada, acenou com um retorno cuidadoso à variante nuclear, ao menos como remédio temporário.

Os riscos e benefícios da exploração dos átomos voltam a alimentar um debate em que razão e sentimentos se confrontam. E será assim ao menos enquanto o fantasma de Chernobyl continuar assombrando o Japão, com sua memória coletiva da tragédia radioativa de Hiroshima ¿ palco de estreia da bomba atômica, com os horrores cantados no poema de Carlos Drummond de Andrade. (SQ)