Título: Receitas com tecnologia crescem e área é destaque na Telefônica
Autor: Costa,Thaís
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/05/2009, Ti & Telecom, p. C5

São Paulo, 22 de Maio de 2009 - A divisão corporativa da Telefônica viu sua receita de Tecnologia da Informação (TI) crescer mais que as tradicionais de voz e dados no ano passado, em comparação a 2007, confirmando o acerto de sua guinada estratégica em direção a se transformar gradualmente em uma prestadora de serviços abrangentes de TI & Telecom.

A companhia não revela valores por segmento, mas é sabido que a receita da divisão corporativa representa 10% do total faturado pela operadora telefônica, de R$ 11,9 bilhões ano passado.

Enquanto as receitas de voz aumentaram 2% na comparação com o ano anterior, dados aumentaram 16% e TI, esse segmento novo dentro da divisão corporativa, cresceu 25%. O diretor executivo do segmento de empresas da Telefônica, Vladimir Barbieri, afirmou que a receita de TI não cresceu mais só por ter origem em uma base menor. "Cresceu porque tem mais futuro e é justamente por este motivo que a Telefônica decidiu incluir em seu foco de negócio a integração e gestão dos sistemas de hardware e software", disse.

Flexibilidade

A flexibilidade tem sido uma característica forte dos contratos assinados para fornecimento de sistemas de tecnologia da informação, afirmou o executivo.

"Temos fornecido projetos completos, como o Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - e outros parciais, sempre conforme a conveniência do cliente", disse.

No caso do Comperj, a operadora vai instalar e gerenciar toda a infra-estrutura de TI, desde enlaces de rádio, switches, roteadores, pabx, conectividade, firewall, até wi-fi e rede interna sem fio. Segundo Barbieri, a Petrobras poderá estender ao Comperj as facilidades de voz e dados que estão disponíveis nos demais escritórios hoje, apesar da distância. Para tal a Telefônica viabilizou a convergência de diversas tecnologias para dar acesso a redes públicas e corporativas, com monitoração e tarifação do tráfego. Os equipamentos foram adquiridos pela Telefônica, isentando a Petrobras desse investimento.

Flexmídia

O serviço de Flexmídia é outro entre os convergentes da operadora. Trata-se de uma solução integrada - monitor, tela plana e rede de dados - que permite ao cliente ter um canal de distribuição de conteúdo multimídia. Tem sido adotado por cadeias de varejo, que o utilizam para atrair clientes no interior da loja e lhes transmitir mensagens diversas, inclusive sobre promoções momentâneas. "Um uso que nos surpreendeu é o na gestão de recursos humanos", afirmou Barbieri referindo-se à comunicação entre os gestores e o pessoal que não usa computadores, como operários em chão de fábrica.

Barbieri acredita que a Telefônica está mais adiantada que as concorrentes nesse caminho de integrar TI & Telecom. "O fato de atuar em 13 países da América Latina com estrutura de conectividade nos dá ampla vantagem", considerou Barbieri.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 5)(Thaís Costa)