Título: Lula chora e Dilma contém a emoção
Autor: Pariz, Tiago; Iunes, Ivan; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2011, Política, p. 2/3

Conhecido pelo seu jeito emotivo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desabou em prantos ao se aproximar do corpo do ex-vice-presidente José Alencar, de quem se despediu com um beijo na testa. Lula chegou ao Palácio do Planalto ¿de carona¿ no mesmo helicóptero que conduziu a presidente Dilma Rousseff. Ela conteve a emoção e passou a maior parte do tempo ao lado da viúva de Alencar, Mariza Gomes da Silva. Nenhum dos dois quis dar declarações à imprensa.

Durante toda a missa celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa , Lula pouco falou. Na hora dos cânticos, conversava com Josué, filho de Alencar. Em alguns momentos, ambos choraram. E, por duas vezes, virou-se para Dilma, sentada à sua direita.

O fato de Lula ter conversado pouco foi natural. Ele já havia passado todo o voo entre Portugal e Brasília, onde recebeu uma homenagem na Faculdade de Direito de Coimbra (leia matéria abaixo), lembrando com Dilma e a ex-primeira-dama Marisa Letícia das histórias de seu companheiro de chapa desde 2002, quando conquistaram pela primeira vez a Presidência da República. Os três foram às lágrimas no trajeto, mas, na chegada, Dilma, na posição de chefe de Estado, se recompôs mais facilmente. Lula e dona Marisa, não.

Dilma foi quem mais confortou o casal durante o voo. No Planalto, como anfitriã, deixou a cena para Lula. O ex-presidente voltou a chorar quando chegou próximo ao caixão de José Alencar, acompanhado da presidente, da viúva e de seu filho. Visivelmente emocionado, ele colocou as mãos no rosto por duas vezes. A emoção contagiou os demais, com exceção de Dilma. O ex-presidente beijou a testa de seu ex-vice, e depois tocou em suas mãos.

Convite para 2018 Mais tarde, no fim da cerimônia, Lula voltou a se aproximar do caixão, ao lado de Dilma, dona Marisa, da viúva e do filho. Todos eles ouviram atentamente o que Mariza Gomes contava, como as histórias sobre seu marido. Lula voltou a lembrar com Josué dos comentários do ex-vice, quando ainda estava no hospital. Aos poucos, chegaram o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; e o presidente do Senado, José Sarney.

O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, contou que Alencar, na sua última estada no hospital, disse a ele que, num telefonema de Lula, havia sido convidado para ser novamente candidato a vice, em 2018. E, então, Alencar, segundo Carvalho, brincou com os médicos: ¿Agora vocês têm que se virar para me deixar vivo por mais oito anos¿.

Lula ficou em Brasília e hoje segue junto com Dilma para Belo Horizonte, para o último adeus àquele que sempre tratou como um irmão.