Título: Mariza busca amparo na fé
Autor: Pariz, Tiago; Iunes, Ivan; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2011, Política, p. 2/3

Devota de Nossa Senhora, mulher do ex-vice acompanhou com atenção as cerimônias religiosas e agradeceu, emocionada, as manifestações de apoio

Podia até parecer clichê. O ex-vice-presidente da República José Alencar não se importava. Gostava de dizer que por trás de todo homem havia sempre uma grande mulher. No caso dele: Mariza Gomes Silva, a Mariza com ¿z¿. A ¿mulher mais bonita de Caratinga¿, como ele a definia, conhecida pela delicadeza e pela agitada vida social, chegou ao Palácio do Planalto ontem amparada por filhos e netos. Recebeu o corpo do marido e deu-lhe um carinhoso beijo. De preto e óculos escuros, manteve-se calada durante toda a cerimônia. Apenas agradecia os cumprimentos e as declarações de pêsames das centenas de pessoas que vieram despedir-se de Alencar.

Católica, Mariza é uma mulher de fé. Foi assim durante os 13 anos em que enfrentou a doença ao lado do marido e também quando retirou um tumor na mama ou precisou colocar um marcapasso. A devota de Nossa Senhora Aparecida acompanhou emocionada a missa de corpo presente, celebrada por Lorenzo Baldicieli. Cantou e repetiu as palavras de amor proclamadas pelo núncio apostólico, representante do Vaticano no Brasil. Ouviu com atenção quando Baldicieli se referiu a Alencar. ¿Ele foi para nós um testemunho de fé inabalável em Deus. Durante toda a sua via-crucis, não se deixou abater e, com a alegria própria dos que creem, soube enfrentar com esperança a doença¿, afirmou o celebrante.

Mariza também se emocionou ao ver a fila de pessoas do lado de fora do palácio. Durante todo o tempo em que ficou no salão, olhava consternada o caixão do marido, rodeado por coroas de flores que não paravam de chegar. Não aceitava nem mesmo o copo de água que a ajudante de ordens lhe trazia constantemente.

Conforto As mensagens de apoio e orações sempre confortaram dona Mariza ao longo desses anos. Não será diferente agora, segundo amigos da família. A ¿energia positiva¿ dos brasileiros dá força para a mulher que nunca duvidou do poder da fé e que nos momentos mais difíceis suplica pelo apoio de Nossa Senhora. Costuma dizer que é preciso ¿segurar na mão de Deus¿ para seguir.

Mariza não passa uma única manhã sem rezar. Sempre fez questão de dizer que tinha mais a agradecer do que a pedir. Agradecia os mais de 50 anos ao lado de Alencar, a família que construíram e o período de luta contra a doença. Chegou a fazer promessa ¿ não usar mais joias ¿ pela cura do marido.

Confortada pelos parentes, a ex-vice-primeira-dama deixou o Palácio por volta das 14h. Descansou no hotel e só retornou no início da noite para a cerimônia de encomendação do corpo, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Voltou com um semblante mais tranquilo. Conversou com amigos e ouviu causos que o marido tanto gostava de contar. Passou todo o tempo na área reservada para a família e quase não usou a sala reservada pelo cerimonial da Presidência.

Generosidade Dona Mariza é muito querida pelos funcionários do Planalto. Todos queriam lhe trazer uma palavra de força. Generosa, ela sempre distribuiu presentes para a equipe que trabalhava com o marido no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência. Gostava de organizar festas para funcionários e amigos. Também nunca deixou de participar dos eventos sociais em que era convidada. ¿Não podia deixar de participar¿, repetia sempre. A rotina, dividida entre Minas, São Paulo e Brasília, deve continuar. Hoje a família participa das celebrações em Belo Horizonte e depois irá descansar.

Despedida física, não emocional Além de Mariza, poucas pessoas estiveram tão próximas a José Alencar nos últimos 13 anos quanto o médico Raul Cutait, chefe da equipe médica que tratou do ex-vice-presidente. Ele chegou ao Planalto por volta das 20h e afirmou que a despedida é física, não emocional. ¿Foi uma convivência de muitos anos. Uma experiência, como médico, gratificante. Ele, infelizmente, morreu pela doença, mas ganhou muitos anos pela dedicação de se tratar, pelo amor à vida, às coisas que fazia e pela fé que tinha. São valores de vida que mexem com qualquer um de nós", disse.

54 anos

Tempo de duração do casamento de Mariza e Alencar