Título: O adeus na terra de origem
Autor: Pariz, Tiago; Iunes, Ivan; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2011, Política, p. 2/3

Entre os últimos pedidos de José Alencar, estava o de ser cremado em Minas Gerais. Ele será velado no Palácio da Liberdade e, antes disso, o caixão fará o trajeto percorrido pelo corpo do ex-presidente Tancredo Neves. Homenagens começam às 9h

Belo Horizonte vai dar hoje o último adeus ao ex-vice-presidente da República José Alencar. O avião que traz o corpo de Brasília vai pousar na Base Aérea da Pampulha às 7h30. De lá, ele será levado no carro do Corpo de Bombeiros ao Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, onde vai receber as últimas homenagens.

Os portões do Palácio da Liberdade serão abertos ao público às 9h e todos poderão se despedir até as 13h. Os visitantes entrarão pela Avenida Bias Fortes, passarão pelo portão lateral, vão se despedir de José Alencar no salão nobre e sairão pela Avenida Cristóvão Colombo.

De lá, o corpo seguirá para o Cemitério e Crematório Parque Renascer, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde será cremado às 14h. José Alencar não só desejava voltar para o estado de origem, como também pediu à família para ser cremado. ¿Era em Minas que ele queria ficar¿, disse a irmã do ex-vice-presidente Célia da Silva Peres de Freitas. Nesse momento, os familiares vão querer privacidade.

Todo o trajeto do corpo em Belo Horizonte será acompanhado pelo Exército, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Força Aérea e pelo Corpo de Bombeiros. Ele será levado até o Palácio da Liberdade pela viatura American La France, modelo Invader, a mesma que carregou o corpo do ex-presidente Tancredo Neves (leia mais sobre o velório de Tancredo na página 10). Trata-se de um histórico carro-bomba projetado e construído especialmente para o Corpo de Bombeiros, aparelhado para o combate a incêndios.

Além do carro, o percurso do corpo de Alencar na capital mineira ¿ onde ele viveu durante anos ¿ será o mesmo do de Tancredo. A viatura vai sair da Base Aérea na Pampulha e passar pela Avenida Santa Rosa, pela Avenida Antônio Carlos, pelo Viaduto B, pela Rua Caetés, pelas avenidas Afonso Pena e Alvares Cabral. Atravessa, finalmente, a Alameda Travessia, da Praça da Liberdade, e para na porta do Palácio da Liberdade. O percurso na Alameda será acompanhado pela cavalaria e pelos dragões da Inconfidência.

Às 13h, o carro do Corpo de Bombeiros com o corpo de José Alencar sai em cortejo do Palácio da Liberdade. Ele vai descer a Avenida Bias Fortes, passar pela Praça Raul Soares, pegar a Avenida Amazonas e a Rua Conde Pereira Carneiro, seguir pelas avenidas Via Expressa e Delta até a BR-040. Chega, então, ao Cemitério Parque Renascer.

Desde a redemocratização do país, Alencar é o segundo ex-vice-presidente que terá o corpo velado no Palácio da Liberdade, com honras de chefe de Estado. O primeiro foi Aureliano Chaves (1929-2003), vice de João Batista Figueiredo. Mineiro como Alencar, Aureliano foi vice-presidente do Brasil de 1979 a 1985.