Título: Parceria entre Braskem e Pequiven
Autor: Urbanin,Carina
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/05/2009, Indústria, p. C5

27 de Maio de 2009 - A Braskem e a venezuelana Pequiven assinaram ontem um memorando de entendimentos para prospecção de novas oportunidades de investimento no polo petroquímico de Camaçarí (BA), segundo informou a empresa.

Maior petroquímica da América Latina, a Braskem e a estatal venezuelana pretendem construir uma unidade produtiva na Bahia, afirmou ontem o governador do estado, Jaques Wagner (PT). Segundo ele, Braskem e Pequiven podem estabelecer parceria para desenvolver uma fábrica que pode custar pelo menos US$ 1 bilhão.

A Pequiven convidou a Braskem para se juntar a um projeto de US$ 3 bilhões na Venezuela após o país ter expulsado a ExxonMobil como parceira em 2006 por repetidos atrasos nas negociações.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, promoveu intensamente o desenvolvimento de petroquímicas como um modo de criar empregos no país, e está trabalhando com a Braskem na construção de um complexo petroquímico no leste da Venezuela.

O governo de Chávez anuncia com frequência projetos ambiciosos na área de energia, incluindo mais de 10 refinarias ao redor do mundo - sem, no entanto, executá-los.

A Braskem também está construindo uma fábrica de polipropileno na Venezuela.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 5)(Carina Urbanin/ InvestNews e Reuters)