Título: Lupi enfrenta dor de cabeça no Rio
Autor: Bruno,Raphael
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/05/2009, Brasil, p. A6
Brasília, 26 de Maio de 2009 - Além das preocupações com o sobe e desce, impulsionado pelos impactos da crise econômica no mercado de trabalho brasileiro, dos números de geração de empregos e demissões, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ganhou, nos últimos dias, uma preocupação adicional: Lupi enfrenta crescentes focos de insatisfação dentro de seu partido, o PDT, com a forma pela qual vem conduzindo a direção da legenda e os trabalhos à frente do ministério. Para piorar, uma das maiores tensões entre o ministro, presidente licenciado do partido, e outras correntes pedetistas, se desenvolve justamente no quintal político de Lupi, o Rio de Janeiro. Hoje, integrantes do diretório municipal carioca tentam, na sede do partido, realizar uma convenção extraordinária com o objetivo de renovar a direção partidária na cidade. Lupi e a atual direção são acusados pela oposição interna de desviarem a legenda do brizolismo histórico e podarem a participação de grupos insatisfeitos com os rumos do partido.
O período de gestão do atual diretório municipal se encerra hoje. Como até alguns dias atrás uma nova convenção não havia sido marcada, integrantes do diretório opositores a Lupi se organizaram para realizar, hoje, uma convenção extraordinária, na sede do partido no Rio de Janeiro. A direção nacional do PDT reagiu e instalou uma comissão provisória que, de acordo com o estatuto partidário, tem até 90 dias para realizar novas eleições para o diretório.
Para os grupos alinhados com Lupi, uma maneira de ampliar a participação no processo eleitoral interno. Para os pedetistas insatisfeitos, uma manobra para ganhar tempo e evitar a perda do controle da legenda. "Qual a razão de não ter havido, normalmente, a convocação da convenção pelo diretório municipal?", questiona o deputado estadual e candidato à prefeito do partido nas últimas eleições municipais, Paulo Ramos. (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Raphael Bruno)