Título: Demarcações no MS reiniciam em julho
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/05/2009, Brasil, p. A8

São Paulo, 29 de Maio de 2009 - Os grupos de trabalho que realizam os estudos antropológicos para a demarcação de terras indígenas em 26 municípios de Mato Grosso do Sul (MS) devem voltar ao trabalho no início do segundo semestre. Segundo o assessor da Diretoria de Assuntos Fundiários da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aluísio Azanha, apesar da previsão de retomada dos estudos, ainda não foi definido um cronograma para os trabalhos, suspensos desde setembro de 2008 devido a um acordo com o governo do estado.

A Polícia Federal (PF) será acionada para garantir a segurança dos técnicos, que visitarão as áreas de possíveis demarcação no estado. Segundo Azanha, a presença da polícia é para evitar que as pessoas contrárias às demarcações ameacem os antropólogos. "Se eles [antropólogos] vão para uma situação de pressão, os próprios relatórios podem ser prejudicados", disse.

Além disso, os fazendeiros que terão as propriedades estudadas serão notificados antecipadamente e um representante do governo de Mato Grosso do Sul acompanhará nas visitas. O assessor afirmou que a Funai está se "cercando de cuidados" para possibilitar o avanço nos estudos de demarcação.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Agência Brasil