Título: Problemas criaram demanda
Autor: Regiane de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/09/2004, Comércio & Serviços, p. A-14

A avaliação e certificação de produtos começou no Brasil em 1974, após o grande incêndio do edifício Joelma, em São Paulo.

De acordo com Walter Laudisio, diretor de certificação de produtos da Bureau Veritas Quality International (BVQI), "naquele período, conta-se que foram os cabos elétricos que espalharam o fogo entre os andares". Este fato fez com que os cabos elétricos fossem alvo da primeira avaliação do País.

Nos Estados Unidos, foi também um grande incêndio, acontecido em 1871, em Chicago, que chamou a atenção do público para a necessidade de se verificar a qualidade dos produtos, especialmente da área elétrica. A demanda por certificação de produtos surgiu, entretanto, das empresas de seguros, que tinham como objetivo garantir a segurança dos patrimônios.

Já na Europa, há mais de 100 anos são aplicados processos de verificação de produtos, sempre para dar segurança ao consumidor. Segundo Laudisio, o Brasil segue o padrão europeu, com processos mais ligados à saúde e ao meio ambiente.