Título: Fábrica de Gravataí terá novo modelo
Autor: Caio Cigana
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/09/2004, Transporte & Logística, p. A-18

A programação é para que sua comercialização seja iniciada dentro de três anos, em 2007. Aos poucos começa a ser desvendado o mistério que cerca o novo modelo que a General Motors do Brasil vai montar em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, programado para entrar no mercado em 2007.

O diretor industrial da unidade gaúcha da GM, Paulino Varela, diz que o veículo será muito semelhante ao Celta, o único modelo produzido até hoje em Gravataí. "É o mesmo carro", revelou Varela, acrescentando que o grande diferencial será o design do modelo, criando modificações a partir de sugestões colhidas juntas aos consumidores. Segundo Varela, o novo modelo "vai antecipar o futuro" em termos de design, mas será um complemento à linha do Celta. Ele, no entanto, se esquivou de responder sobre a possibilidade de o modelo ser uma espécie de Celta sedã, como se especula no mercado.

O modelo a ser produzido em Gravataí também terá praticamente o mesmo peso do Celta, em torno de 840 quilos. Mas pode ser mais leve, avisa o diretor industrial da GM, devido aos testes que estão sendo feitos com novos materiais. Do peso do Celta, 70% é aço. O motor, como o Celta, terá as versões 1.0 e 1.4. "O preço também será tão competitivo quanto o Celta", admite. Até agora, sabia-se apenas que o novo veículo seria montado sobre a plataforma do Celta.

Já com as máquinas trabalhando na parte civil, foram dadas como oficialmente iniciadas ontem as obras de ampliação da fábrica, em solenidade com a presença do presidente da GM do Brasil, Ray Young, e do governador gaúcho, Germano Rigotto (PMDB).

O empreendimento vai demandar investimento de US$ 240 milhões para ampliar a capacidade atual de 120 mil para 210 mil veículos por ano e, numa segunda etapa, abrigar a construção de uma unidade de CKDs, com a produção voltada para a exportação. Nas exportações, o grande alvo da GM é a China. Uma missão chinesa visitou Gravataí há um mês para conhecer a linha de produção do Celta.

Autopeças

O presidente da GM do Brasil, alertou para o problema de falta de autopeças enfrentado pelas montadoras no País. Young estima que o mercado de veículos cresça 5% em 2005 e pode continuar progredindo em patamares semelhantes nos próximos anos, caso não esbarre na escassez de autopeças.

Young disse que o setor já está conversando com o governo federal sobre a necessidade de existir financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que os fornecedores ampliem a capacidade produtiva no País.

Baseado em estudo do Sindipeças, Young afirma que os fabricantes do setor precisam investir cerca de US$ 1 bilhão para atender a demanda das montadoras. "Caso contrário, poderemos não crescer com todo o potencial que temos", alertou o presidente.