Título: Ceará lança nova campanha na mídia
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/09/2004, Gazeta do Brasil, p. B-14

Com investimentos de R$ 3,5 milhões, ação de marketing quer consolidar a imagem do turismo saudável no estado. A secretaria de Turismo do Ceará (Setur) vai investir cerca de R$ 3,5 milhões neste segundo semestre em ações de marketing voltadas ao setor, estimulando os visitantes a buscar o Estado como destino. O lançamento da campanha foi ontem à noite na Casa Cor, instalada na residência oficial do governador do Estado, encontro que reuniu secretário estadual do Turismo, Allan Aguiar, representantes do trade local, e de entidades ligadas ao setor. Para essa investida, Aguiar conta com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE).

Aguiar assinala que a nova campanha, veiculada entre outubro e novembro, promove a diversidade das belezas naturais do Ceará - litoral, serras e sertão - evidenciando também opções nos segmentos de esportes de aventura e ecoturismo. "Tem um Ceará de emoções a sua espera", tema das peças destaca a presença de famílias e crianças, com objetivo de consolidar a imagem de um turismo saudável, como observa o coordenador de Marketing da Setur, Pedro Capibaribe.

A proposta contempla ações nos mercados nacional e internacional, veiculação em revistas especializadas, jornais, TV e outdoors, além do vídeo de 30 segundos e a produção do novo site na internet. A investida da Setur envolve veículos do Brasil e de países como Portugal, Holanda, Itália, Suíça, Chile e Argentina. Envolve ainda a participação do Ceará em eventos nacionais e internacionais.

A mídia fica com a maior parcela dos recursos previstos: R$ 3 milhões do global, informa Capibaribe. A renovação do site e ambientação das agências e operadoras de turismo do Brasil e exterior, com materiais promocionais e peças de artesanato que lembram o Ceará, caso das jangadas, por exemplo, ficam com R$ 500 mil.

Consolidar a imagem

"Esse trabalho é fundamental para consolidarmos a imagem do Estado, estimulando a decisão do turista brasileiro e do estrangeiro", afirma Aguiar, de olho nos principais mercados emissores do Brasil, da Europa e da América Latina. Com o reforço da campanha, o secretário aposta na atração de visitantes, antes mesmo do período considerado de alta estação, caracterizado pelos meses de dezembro a fevereiro. "Pretendemos estimular fluxo cada vez maior, com demanda superior a 1,8 milhão de turistas até o final do ano", diz.

O presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FCVB), Regis Medeiros, diz que a campanha certamente vai impactar de forma positiva no movimento de final do ano e na alta estação. "É uma campanha agressiva, com veiculação na mídia e importante para o setor", assinala.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) indicam crescimento da ocupação hoteleira em agosto. "O mês fechou com taxa de taxa de 67,37%, diante dos 48,94% de 2003", informou Medeiros. Setembro também sinaliza com bom desempenho. Ano passado registrou ocupação de 44,75% e, Medeiros acredita em crescimento superior a 20%, no mesmo mês de 2004.

Até dia 19 deste mês a ocupação média ficou em 57,89%, evolução de 30% sobre o ano anterior. "Mas não podemos esquecer que a temporada de 2003 foi muito ruim." Medeiros observa que o setor de hotelaria ainda trabalha para recuperar os prejuízos dos últimos anos, quando operou com "baixas taxas de ocupação".