Título: Ministros vão aos palanques para ajudar PT
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/09/2004, Política, p. A-6

Os grupos de trabalho eleitorais (GTEs) do PT estão convocando os ministros do governo Lula para reforçar as campanhas dos candidatos do partido na reta final das eleições municipais. Partirão em périplo nacional, privilegiando às capitais onde o PT reúne chances de chegar ao 2º turno ou até vencer no 1º turno, os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, chefe da Casa Civil, José Dirceu, e a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

Os demais integrantes do primeiro escalão seguirão já a partir deste fim de semana aos seus estados de origem. A maioria retoma as atividades regulares no início da semana. Alguns ministros, contudo, orientados pelo diretório nacional do PT, podem nem retornar a Brasília até o dia 3 de outubro, data da eleição.

Amanhã, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, percorrerá cinco municípios do Rio Grande do Sul: São Francisco de Paula, Sapiranga, Pantano Grande, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Em apoio às campanhas dos candidatos petistas em seu estado segue no domingo com comícios em Tarobé, São Leopoldo, Nova Hartz e Esteio. Na terça à noite, Olívio cumpre agenda em Caxias do Sul. Os outros ministros gaúchos, Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, e Tarso Genro, da Educação, também são aguardados nos palanques dos principais municípios do estado no fim de semana.

Os pernambucanos Humberto Costa, da Saúde, e Eduardo Campos, ministro da Ciência e Tecnologia, por sua vez, foram chamados para reforçar o palanque de João Paulo, candidato à reeleição à prefeitura de Recife, com chances de liquidar a fatura já no 1º turno. Já o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, vai ajudar a turbinar a candidatura do deputado Inácio Arruda (PCdoB) para a prefeitura de Fortaleza. Arruda concorre com o tucano Antônio Cambraia, que passou a liderar as pesquisas de intenções de voto.