Título: Defeito em equipamento causa apagão no Nordeste
Autor: Luciana Collet
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Energia, p. A-7

Um curto-circuito ocorrido na manhã de ontem na subestação de Xingó (Sergipe) provocou um apagão parcial nos nove estados do Nordeste. No total, 50% da carga de 6,9 mil MW, produzida no Nordeste foi interrompida. Boa parte dos consumidores de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí ficaram até 54 minutos sem energia elétrica. A Alumar, maior consumidora industrial no Maranhão, deixou de receber 200 MW.

Um defeito mecânico foi verificado às 10h37 na chave seccionadora da subestação de Xingó, provocando o desligamento total da instalação, na qual estão conectados todos os geradores da Usina Hidroelétrica de Xingó. No momento, a geradora estava produzindo 2,02 MW.

Segundo o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, como houve uma perda significativa de geração no subsistema, foi acionada a proteção automática. "Uma parte da carga atendida foi desligada, de forma a estabilizar o sistema e evitar que o corte no fornecimento atingisse a totalidade da região", explicou. Devido ao balanço provocado no sistema, também foram desligadas as interligações com as regiões Norte e Sudeste, que naquele instante transmitiam 828 MW para o Nordeste.

O diretor explicou que, uma vez detectado o defeito, começaram os esforços para normalizar o fornecimento de energia. As primeiras cargas foram religadas quatro minutos depois da queda na transmissão, às 10h41, e às 11h32 o fornecimento já tinha sido reestabelecido. Arnaud afirma que o equipamento com defeito foi isolado e as causas do problema já estão sendo analisadas. "Estamos estudando para que isso não ocorra mais", disse.

A Chesf, assim como a Eletronorte - fornecedora de energia para a Alumar - e as distribuidoras do Nordeste (Coelba, Energipe, Celpe, Coelce, Cemar, Cosern, Cepisa, Saelpa e Ceal) devem apresentar ainda hoje à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um relatório com explicações sobre as causas do apagão. As explicações serão analisadas pela agência, que poderá estabelecer penalidades caso fique constatada negligência. As punições previstas vão de advertência à multa, dependendo da gravidade da situação.