Título: EUA descartam usar reservas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Energia, p. A-7

O governo dos Estados Unidos informou ontem que não usará sua reserva estratégica de petróleo para tentar baixar os preços internacionais. "A reserva não deveria ser usada para manipular os preços ou por motivos políticos. É para emergências nacionais ou interrupções físicas na oferta", disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. Ele descartou, assim, a abertura da reserva, que armazena 670 milhões de barris para conter a alta do preço do petróleo.

O porta-voz apontou, porém, que o Departamento de Energia não descartou o recebimento de novos pedidos de petróleo das refinarias americanas, cuja provisão foi interrompida recentemente. Na semana passada, o governo declarou que poderia liberar "quantidades limitadas" de petróleo a refinarias que solicitassem o produto, mas esta declaração não provocou interrupção na tendência de alta do preço do petróleo.

Segundo especialistas, as quantidades bombeadas das cavernas salinas do golfo do México, onde os Estados Unidos têm sua reserva, são insuficientes para influenciar no preço, impulsionado pela alta demanda internacional.