Título: Bush mantém vantagem sobre Kerry
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Internacional, p. A10

Última pesquisa dá seis pontos a mais ao presidente; Carter diz que Flórida não está preparada. Na semana em que o presidente George W. Bush e o candidato democrata, John Kerry, preparam-se para o debate de quinta-feira à noite - o primeiro de três, que serão transmitidos pela TV - uma nova pesquisa, para Washington Post e ABC News indica que o presidente mantém uma clara vantagem. Ele continua sendo percebido pela maior parte dos eleitores como o candidato mais capaz de tratar a questão do Iraque e da guerra contra o terrorismo. Atualmente, Bush está com 51% das preferências de voto entre os eleitores, enquanto Kerry tem 45%, e o independente Ralph Nader 1%. Entre todos os eleitores registrados, Bush apresenta uma vantagem de 7 pontos.

Por uma margem considerável, Bush é ainda visto como o líder mais forte e mais capaz do que Kerry de garantir a segurança dos EUA, de ataques terroristas. Praticamente em todas as outras questões e medidas do caráter, Bush mantém a vantagem sobre seu rival entre os eleitores registrados - conclusões que ressaltam a importância dos próximos debates presidenciais para a campanha de Kerry.

Kerry é visto de modo desfavorável por grande parte do eleitorado. Menos de 4 entre 10 eleitores - ou 37% - afirmam que têm uma impressão positiva dele, enquanto 42% têm uma impressão desfavorável. Este resultado sugere que há mais pessoas dispostas a votar nele do que as que gostam dele pessoalmente, e enfatiza o fato de que Kerry continua se beneficiando de uma forte disposição a votar contra Bush, apesar das reservas a seu respeito.

Mas a pesquisa vai mais adiante. A maioria dos eleitores (55%) acha Bush imprudente em suas decisões políticas. E mais uma vez, menos da metade de todos os eleitores afirma que a guerra no Iraque valeu a pena, em um claro sinal de que os acontecimentos no Iraque, mais que os acontecimentos da campanha, poderão decidir, em última análise esta eleição.

Ajustes para o debate

Ontem, os coordenadores das campanhas de Bush e Kerry dedicavam-se ao ajuste dos detalhes do primeiro debate, na esperança de começar a convencer o grande número de indecisos que deve decidir a eleição presidencial nos EUA. Na quinta-feira, os dois ficarão cara a cara em frente às câmeras de televisão na Universidade de Miami em Coral Gables (Flórida). A série de três debates de 90 minutos será concluída no dia 8 em Saint Louis (Missouri) e no dia 13 em Tempe (Arizona), além do debate entre os candidatos a vice no dia 5, em Cleveland (Ohio). A comissão de debates presidenciais e os assessores continuam ajustando pequenos detalhes, como até que ponto a audiência pode intervir, há apenas três dias de seu início.

Carter alerta para Flórida

O ex-presidente Jimmy Carter, cujo instituto monitora eleições no mundo em desenvolvimento, disse ontem que a eleição presidencial na Flórida este ano apresentará os mesmos problemas que a de 2000. Em texto no The Washington Post, Carter afirmou que a Flórida ainda não cumpre exigências internacionais para uma eleição justa.