Título: Em nome da educação
Autor: Temóteo, Antonio
Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2011, Cidades, p. 35

Convênio firmado entre três instituições jurídicas fará com que alunos da rede pública tenham acesso a informações básicas sobre o Poder Judiciário. A iniciativa também beneficia defensores públicos

A Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur), a Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep-DF) e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) assinaram ontem, na sede do IDP, na 607 Sul, um convênio de colaboração entre as instituições para o desenvolvimento de atividades educacionais. Por meio dessa parceria, as instituições conveniadas organizarão eventos, palestras jurídicas e ações sociais. Além disso, defensores públicos, servidores e estagiários terão descontos nos cursos oferecidos pelo IDP.

Na avaliação do defensor público e diretor da Easjur, Evenin Ávila, esse projeto faz parte da necessidade constante de atualização jurídica dos servidores e está diretamente ligado à missão institucional da DPDF. Ávila crê que esse tipo de ação aprimorará as qualidades das instituições e será interessante para que conceitos e processos sejam revistos. ¿Precisamos de qualificação para o aperfeiçoamento das práticas jurídicas e estamos dispostos a firmar convênios com outras instituições. Em contrapartida, os alunos do IDP também poderão estagiar na Defensoria¿, comentou.

Segundo a diretora acadêmica do IDP, Marilda Silveira, professores ministrarão aulas e palestras na DPDF e no projeto social Conhecer Direito. O programa, desenvolvido pela Defensoria Pública, é um curso regular de ensino básico jurídico para alunos da rede pública. As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h30, na sede da Adep-DF. Em 2011, as aulas começarão em 7 abril.

Fórum Entre 8 e 9 de junho, também será realizado o 1º Fórum de Defensores Públicos do DF. Na opinião da diretora geral do IDP, Dalide Barbosa Alves Corrêa, esse tipo de atividade aparece como um meio de atualização e difusão dos ordenamentos jurídicos. ¿Há uma colaboração mútua justamente para favorecer a cultura jurídica nacional¿, completou.

Após a celebração do convênio, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o professor da pós-graduação do IDP, Teori Albino Zavascki, fizeram uma palestra sobre o papel do defensor público na sociedade e como é feito o acesso à Justiça com o auxílio desse profissional.