Título: Novo recorde: o uso residencial cresce 24,1%
Autor: Ana Carolina Saito
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-12

Os brasileiros bateram mais um recorde em tempo de uso da internet em casa em agosto. No período, os 12,02 milhões de usuários ativos no País - número 3,5% superior aos 11,6 milhões de internautas em julho - passaram 13 horas e 58 minutos na web, segundo dados divulgados ontem pelo Ibope/NetRatings. Os usuários brasileiros perderam apenas para os japoneses, com 14 horas e 26 minutos e, mais uma vez, superaram os americanos, que registraram 13 horas e 40 minutos de tempo de navegação em agosto.

O uso domiciliar da web no País cresceu 24,1% em relação a agosto de 2003, quando atingiu 11 horas e 15 minutos. Nos EUA e Japão, o crescimento foi de 4,1% e 4,4%, respectivamente. Os internautas com banda larga estão impulsionando o aumento no número de horas navegadas, apesar de a base de usuários ser ainda pequena no Brasil se comparada a outros países. Esses internautas já respondem por mais de 60% do tempo total on-line das residências brasileiras. Segundo o diretor de análises do Ibope/NetRatings, Marcelo Coutinho, os usuários com acesso rápido navegam em média 20 horas mensais, enquanto os internautas de linha discada passam 8 horas por mês na web. "Com a competição dos provedores (no mercado de banda larga) e a queda nos preços, a tendência de migração cada vez maior de internautas da banda estreita para a larga".

Os usuários com banda larga também acessam mais sites de comércio eletrônico e de bancos. Instituições como ABN e Unibanco possuem mais de 60% dos usuários utilizando a tecnologia, superior à média nacional, de 41%. "Eles freqüentam mais sites de lojas e bancos. Realizam mais transações on-line. Há sites de e-commerce com 80% dos usuários com banda larga", afirmou Coutinho.

Na opinião do analista, este pode ser o melhor Natal para o comércio eletrônico desde setembro de 2000, quando o Ibope começou a medir o uso da internet no Brasil. Em agosto, os sites de e-commerce foram acessados por 49% do total de usuários ativos. Segundo Coutinho, esse percentual se mantém em torno de 50% nos últimos quatro meses. "Nos anos anteriores, esse número era atingido só no Natal. Estamos com esse porcentual há quatro meses", afirmou o diretor do Ibope/NetRatings, que destaca a expansão do uso da internet nas classe A e B . "Hoje, 85% da classe A e 65% da B tem acesso à internet. É expressivo dentro de um público que já tem renda", disse.