Título: Patrocínio faz o sucesso paraolímpico
Autor: Regina Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Mídia & Marketing, p. A-16

Empresas vencem preconceitos e ajudam o Brasil a voltar de Atenas com número recorde de medalhas. O nadador brasileiro Clodoaldo Silva volta dos Jogos Paraolímpicos de Atenas com seis medalhas de ouro, a última conquistada ontem no revezamento 4x50 m medley, uma das provas mais emocionantes do torneio. Ao brilhante desempenho de Clodoaldo, considerado um dos principais atletas dos Jogos, somam-se os resultados obtidos por todos os atletas brasileiros que voltam para casa com pelo menos, segundo resultados parciais de ontem, 32 medalhas, 13 delas de ouro. Estes resultados colocam o Brasil na décima quinta posição no quadro de medalhas, praticamente empatado com o México, em 14 lugar, os dois países latinoamericanos de melhor desempenho em Atenas 2004.

A 12º Edição dos Jogos Paraolímpicos, realizado de 17 a 28 de setembro, teve a participação de 143 países e 19 modalidades esportivas. A delegação brasileira, com 99 atletas (21 mulheres e 78 homens), que disputaram 13 modalidades, foi a maior equipe da história brasileira.

Os bons resultados de Atenas, que mostram uma evolução consistente do esporte paraolímpico no País, confirmaram - e até superaram - as metas do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que foi para a Grécia prevendo que o País terminasse as competições entre as 20 primeiras nações representadas. Para o CPB o notável desempenho brasileiro é fruto de muito treino e trabalho, o que só foi possível pelos patrocínios obtidos pelo comitê este ano, também os maiores da história brasileira.

Os patrocínios garantem aos atletas uma bolsa de subsistência até o dia 31 de dezembro e ainda garantiram, desde o início do ano, treinamentos coletivos de todas as modalidades, além de avaliações periódicas dos atletas. Algumas modalidades fizeram, inclusive, intercâmbios internacionais.

A equipe brasileira tem como patrocinadores oficiais as Loterias da Caixa e a Visa Cartões; como planos oficiais de saúde e odontológico, a Unimed e a Uniodonto e como fornecedora oficial de material esportivo, a Olympikus. Além disso, os atletas receberam o apoio da empresa O Boticário, que doou um kit de produtos para todos os integrantes da delegação. Com a cobertura inédita da mídia ao evento, os resultados agradaram também aos patrocinadores.

"O patrocínio aos atletas paraolímpicos foi uma oportunidade excelente de consolidar a imagem do papel social das loterias da Caixa", diz Paulo Campos, superintendente nacional de loterias e jogos da Caixa Econômica Federal. "Muita gente não sabe que de cada um real gasto na compra de bilhetes, R$ 0,48 vão para programas sociais e a Paraolimpíada foi una excelente ocasião de mostrar isto", diz. "Além disso, desde 2001, por meio da Lei Agnelo/Piva, as Loterias da Caixa repassam 2% de sua arrecadação para o esporte olímpico brasileiro (COB e CPB). Desse percentual, 0,3% vai para o CPB e 1,7% para o COB", completa..

As loterias da CEF são o patrocinador master do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Os investimentos no projeto somaram R$ 1 milhão e a verba tem o objetivo de custear as atividades do comitê e bolsas a 200 atletas e técnicos. "O contrato tem duração até dezembro de 2004 mas antes mesmo do seu término vamos renová-lo até 2007, de olho nas Paraolimpíadas de Pequim" , diz Campos que se confessa emocionado com a atuação dos atletas paraolímpicos. "Toda a equipe da Caixa ficou envolvida pessoalmente desde nosso primeiro contato com o Comitê Paraolímpico", avalia.

A Visa, que sempre esteve envolvida com os Jogos Olímpicos a nível internacional, este ano se tornou também patrocinadora oficial dos Jogos Paraolímpicos de Atenas. No Brasil, tornou-se uma das principais empresas a apoiar o Comitê Paraolímpico Brasileiro. "A Visa não revela investimentos mas seu patrocínio viabilizou, através do Comitê Paraolímpico Brasileiro, condições de treinamento aos atletas", diz Andréa Cordeiro, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil. "A Visa e os Jogos Paraolímpicos possuem conceitos muito semelhantes, como por exemplo, a garra, o desejo de conquista e a mensagem de inclusão social", explica Andréa, que considera excepcionais os resultados brasileiros em Atenas.

Para divulgar seu patrocínio aos atletas brasileiros, a Visa encomendou à agência Leo Burnett um anúncio de mídia impressa, em página dupla, que foi veiculado nas principais revistas do País, entre os dias 5 a 26 de setembro. O anúncio mostra o desempenho de um atleta amputado da perna esquerda no momento do salto à distância, segundo a segundo. A peça segue a linha de comunicação institucional definida pela marca para a América Latina e está sob a assinatura "Porque a vida é agora".

O patrocínio aos atletas brasileiros vai até dezembro de 2004 com direitos exclusivos de marketing e promoção. A Visa e seus bancos membros poderão desenvolver promoções relacionadas aos Comitês Paraolímpico Internacional e Brasileiro, que além do patrocínio, receberão apoio de marketing e mídia, incluindo promoções que oferecerão benefícios exclusivos aos portadores de cartão Visa, campanhas publicitárias e apoio em eventos e competições.

"Já patrocinávamos o COB, através da marca Olympikus, há cinco anos, e este ano resolvemos investir também nas Paraolimpíadas", conta Tiago Pinto, gerente de comunicação das marcas esportivas da Azaléia. "Patrocinar as Paraolimpíadas era uma extensão lógica da Olympikus, que é a marca oficial do movimento olímpico brasileiro", afirma. A Olympikus produziu mais de sete mil peças para atender os atletas paraolímpicos brasileiros na Grécia.

Segundo a empresa, as peças usadas por eles têm a mesma tecnologia e qualidade dos uniformes fornecidos ao COB. Uma dessas tecnologias é o "dry action", fundamental para amenizar os efeitos da alta temperatura da capital grega Atenas nesta época do ano. O "dry action" é um tecido Olympikus com alta capacidade de transpiração, que facilita ao máximo a circulação do ar, eliminando rapidamente o suor, deixando a pele livre da umidade e ficando mais leve e confortável. As sete mil peças entregues ao Comitê Paraolímpico incluem roupas de passeio, treino, competição e pódio.

A Unimed do Brasil, outro dos patrocinadores, apoia os 170 atletas inscritos no Comitê Paraolímpico Brasileiro que recebem assistência médica e apoio logístico gratuitos da empresa, operação que envolve dezenas de cooperativas em várias regiões do País para garantir o atendimento dos atletas em suas próprias cidades. Em Atenas, a assistência fica por conta da Unimed Seguros.

"Conhecemos o trabalho do Comitê Paraolímpico no final do ano passado e desde então estamos apoiando todos os seus atletas com planos de saúde", diz Luis Eduardo Perez, gerente executivo da Unimed Brasil para quem este apoio "consolida a ação de responsabilidade social desenvolvida pela Unimed Brasil que tem seu ponto alto no apoio a todos os esportes". Segundo ele, a Unimed investiu cerca de R$ 600 mil no projeto que vai até o final do ano.

Os esportistas da delegação brasileira na Paraolimpíada receberam também apoio da rede O Boticário, assim como os atletas que foram para as Olimpíadas. Os kits, femininos e masculinos, contêm xampu e condicionador, desodorante, sabonete, bloqueador e protetor solar, além de gel pós-sol.

As paraolimpíadas de Atenas também tem recebido sua maior cobertura na mídia em toda a sua história, não só no Brasil como em todo o mundo. Cerca de três mil jornalistas foram credenciados para cobrir os jogos.

No Brasil, o Sportv, canal da TV paga (Net e Sky) resolveu investir numa inédita cobertura ao vivo. Vendeu duas cotas de patrocínio à Caixa Econômica, no valor de R$ 350 mil e à Unimed, ao valor de R$ 845 mil. A diferença nos valores dos planos referem-se à mídia de apoio. "Os números ainda não foram consolidados, mas estamos obtendo uma audiência acima do esperado, apesar do horário dos jogos, que vão das três da manhã às 18 horas, no Brasil, não ajudar muito", diz Pedro Garcia, diretor de negócios do Sportv.

"Fazemos a cobertura ao vivo das competições, temos comentaristas especializados e programas especiais", observa. As transmissões ao vivo são do Sportv 2, o canal de apoio do Sportv (durante as olimpíadas, chegaram atuar com quatro canais). Segundo Garcia, as coberturas ao vivo, tanto das Olimpíadas quanto das Paraolimpíadas, foram viabilizadas por causa de uma parceria com a TV Globo, já que usaram as mesmas equipes e infraestrutura.

Para Garcia, a cobertura do Sportv ajudou a dar visibilidade ao evento no Brasil, "o que vai ajudar na concretização dos jogos paraolímpicos americanos, que serão realizados no Rio em 2007 junto com os jogos Panamericanos". Garcia prevê que a cobertura "será outra vez completa".