Título: Unibanco, 80 anos, almeja rentabilidade de 20%
Autor: Adriana Cotias
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Finanças & Mercados, p. B-1
Grupo da família Moreira Salles nasceu como correspondente do Banco do Brasil em 1924 e se consolidou como 3º maior banco privado nacional. O Unibanco chega aos 80 anos com metas de elevar a rentabilidade dos acionistas, que foi de 16% no primeiro semestre deste ano, para a casa dos 20% até 2006. Depois de ter se posicionado como o terceiro maior grupo financeiro de capital privado do Brasil, com ativos de R$ 72,2 bilhões - e um rol de aquisições revigorado após o Plano Real -, os projetos incluem ganhar musculatura por meio do crescimento orgânico e reforço na distribuição, seja por parcerias com o varejo, seja pela abertura de novas agências.
"O banco teve a felicidade de consolidar uma plataforma abrangente, mas a rede de distribuição, a sétima maior do mercado, ainda não é compatível com o tamanho do banco", diz o presidente da Unibanco Holdings, Israel Vainboim. "A intenção é olhar todas as oportunidades: a parceria com o varejo é muito interessante, pois, sempre que se consegue transformar a operação financeira num subproduto da operação comercial, se economiza na distribuição."
Vainboim fala com conhecimento de causa. Há 35 anos no grupo, o executivo acompanhou boa parte da trajetória do clã Moreira Salles na atividade bancária nacional. A origem do banco se deu, justamente, pelo varejo, quando em 27 de setembro de 1924, o patriarca João Moreira Salles obteve a licença para abrir uma seção bancária na Casa Moreira Salles, uma espécie de armazém que vendia de tudo, de chapéus a implementos agrícolas, em Poços de Caldas (MG). A estréia no negócio financeiro foi como correspondente do Banco do Brasil, até ser elevada ao status de casa bancária na década 1930, auge do ciclo do café, quando a cidade era uma praça de comércio e onde Getúlio Vargas costumava despachar. "Poços passou a ser centro de decisão política do País e isso teve influência no desenvolvimento do grupo, pois deu ao doutor Walther (Moreira Salles, que assumiu o comando em 1933) uma visão maior do que própria cidade", conta Vainboim.
Em julho de 1940, surgia o Banco Moreira Salles e em fins dos anos 50, o grupo já aparecia entre os cinco grandes estabelecimentos bancários do Brasil. Em 1967 e 1968, os Moreira Salles acabaram incorporando o Banco Agrícola Mercantil, com forte presença no Sul do País, e o Banco Predial do Rio de Janeiro. O nome da família saía da placa e surgia a marca União de Bancos Brasileiros. "Foi ali que se consolidou uma grande rede nacional e resolveu-se adotar um nome neutro que permitisse ao banco continuar crescendo", diz Vainboim.
Os anos 60 também foram marcados pelas Leis da Reforma Bancária e do Mercado de Capitais, que possibilitaram a criação de companhias financeiras especializadas em investimento, crédito imobiliário e financiamento ao consumo. Foi neste período que, capitaneados pelo Citibank e juntamente com o Itaú, as instituições se uniram na sociedade que trouxe a Credicard para o Brasil, inaugurando o mercado de cartões de crédito no País.
Na década de 70, o Unibanco estreava no ramo de seguros, com a Garantia - União de Seguradoras, herdada do Banco Predial. Nos anos 80, o banco começou a expandir as fronteiras e inaugurou a sua primeira agência internacional, em Nova York. Iniciou as operações de previdência privada e a matriz se mudou para São Paulo, capital financeira do País. O processo de segmentação também começou a tomar corpo com a inauguração de duas agências Corporate. Em 1990 foi criado o Private Bank para a alta renda.
Grande passo do Unibanco viria em 1995, com a compra do Banco Nacional, a primeira experiência no âmbito do Proer, o programa de reestruturação do sistema financeiro que sucedeu ao Plano Real. A instituição era praticamente do mesmo tamanho do Unibanco e foi a partir dali que novas investidas no varejo se consolidaram. De lá para cá, até a aquisição da HiperCard, a administradora de cartões da rede de supermercados Bompreço, o banco hoje comandado por Pedro Moreira Salles, experimentou uma das expansões mais velozes do mercado bancário nacional. O conglomerado triplicou a sua rede de distribuição e multiplicou por cinco a base de clientes.