Título: Mercado em nível crítico
Autor: Branco, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2011, Cidades, p. 42

Diferentemente de 2010, houve um recuo nas oportunidades de trabalho. Em fevereiro, o aumento foi de apenas 0,5% em relação a igual período do ano passado. Governo reconhece que é preciso investir para evitar a estagnação e o desemprego

O Distrito Federal está com o sinal amarelo em relação à criação de postos de trabalho. É o que indicam os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF (PED-DF), divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Os dados mostraram que, apesar de o desemprego continuar em baixa, o crescimento anual da taxa de ocupação, que chegou a atingir 6,1% nos três primeiros meses do ano passado, recuou para um nível próximo à estagnação. O índice cravou aumento de apenas 0,5% em fevereiro último frente ao mesmo mês de 2010. Para reverter a situação, o governo local e o mercado terão que se empenhar para garantir 30 mil novas vagas em 2011.

¿A variação da ocupação em fevereiro atingiu um nível crítico. Vamos precisar investir em políticas públicas para elevar o crescimento¿, reconhece o secretário-adjunto de Trabalho, Eduardo Lopes, durante a divulgação da PED, que é encomendada pela pasta ao Dieese. Lopes atribui a forte desaceleração do crescimento da ocupação ao fato de, no início de 2010, época em que o índice aumentava a pleno vapor, o país e o Distrito Federal estarem em franca recuperação da crise econômica.

Clóvis Scherer, supervisor do escritório do Dieese no DF, reforça a avaliação feita pelo secretário-adjunto. ¿O Distrito Federal e outras regiões metropolitanas sentem a política econômica de contingenciamento de consumo adotada pelo governo¿, diz. Entretanto, observada a média das sete capitais onde é feita a PED ¿ Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo ¿ a ocupação aumentou 2,9% em fevereiro deste ano frente a igual período do ano passado.

Para Clóvis Scherer, a situação foi agravada em Brasília devido à crise no poder público. ¿No segundo semestre de 2010, o crescimento da ocupação paralisou, só sentiu algum efeito em razão das vagas de trabalho criadas com as eleições¿, destaca.

O perigo, caso o quadro não seja alterado nos próximos meses, é o número de desempregados aumentar. ¿É o que ocorre quando a PEA (População Economicamente Ativa) cresce acima da ocupação¿, explica Adalgiza Lara Amaral, também do Dieese, coordenadora da PED-DF.

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho do DF, ações da secretaria previstas ainda para o primeiro semestre deste ano devem ajudar a criar postos a fim de evitar a alta do desemprego.

Banco do Povo Conforme o Correio Braziliense adiantou com exclusividade em matérias publicadas no início deste mês, em abril, na semana de comemoração do aniversário de 51 anos de Brasília, a Secretaria de Trabalho deve anunciar uma série de medidas. Uma delas será a reabertura do Banco do Povo, garantindo crédito a microempresários. A outra será o lançamento do Qualificopa, programa de treinamento de pessoal para atuar na Copa de 2014, já que sobram vagas nas agências do trabalhador por falta de qualificação. A secretaria pretende ainda executar no DF o ProJovem, programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de ensino técnico para inserir jovens no mercado de trabalho.