Título: Pequenas empresas ainda têm pouca participação
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Fonte: Gazeta Mercantil, 28/09/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

O número de pequenas empresas no comércio exterior tem crescido muito nos últimos cinco anos, mas sua participação no total dos valores exportados continua extremamente baixa. É o que mostra o resultado da pesquisa inédita "As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira", realizado pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O estudo, que abrange todo o universo das empresas exportadoras nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, será divulgado hoje, às 11 horas, no Sebrae Nacional (SEPN 515, Bloco C, Loja 32). No evento, são comentados dados de todos os estados brasileiros e aspectos variados como locais de destino das exportações, classes de produtos, freqüência exportadora, grau de tecnologia e de dinamismo dos produtos exportados.

Uma das novidades da pesquisa, que a partir de agora terá divulgação semestral, é a metodologia específica para classificar empresas de acordo com o porte, o que não acontece com outros estudos sobre o tema. O conceito adotado, portanto, considera não só o número de empregados, de acordo com os critérios do Sebrae, como também o volume de exportação, baseado no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, conforme os valores para financiamento a exportação.

De acordo com a metodologia, microempresa é a aquela com até 19 pessoas ocupadas e exportações anuais de até US$ 300 mil, enquanto pequena empresa tem entre 20 e 99 pessoas ocupadas, e exportações anuais entre US$ 300 mil e US$ 2,5 milhões. Aqui foram excluídas as pequenas empresas não-industriais, dada a pouca relevância no valor total das exportações (apenas 0,7%).

Além disso, o estudo destacou as chamadas "micro e pequenas empresas especiais", que têm menos de 100 pessoas, mas com valor anual de exportação superior a UU$ 2,5 milhões. Ou seja, são pequenas de acordo com o número de ocupados, mas grandes do ponto de vista dos altos valores alcançados em vendas externas. Essa abordagem permite um retrato mais fiel da situação. Fica mais fácil de constatar que, apesar dos excepcionais resultados recentes da exportação brasileira por parte das grandes empresas, é longo o caminho a ser percorrido. kicker: Pesquisa aponta ampliação de vendas nos últimos cinco anos