Título: Frutas chegam a 18 países
Autor: Luciana Otoni
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/09/2004, Nacional, p. A-7
O Carrefour e 60 fruticultores brasileiros iniciaram na última semana uma das maiores operações de exportação deste ano. A rede varejista francesa e os produtores começaram a investir US$ 30 milhões nas primeiras ações de venda de frutas brasileiras em 9,4 mil pontos de venda no exterior. O lançamento do programa do Carrefour em 18 países ocorreu na Polônia.
Para o presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex Brasil), Juan Quirós, a iniciativa do Carrefour e dos fruticultores atesta a consolidação da cultura exportadora no Brasil. "Há uma mobilização entre as médias e pequenas empresas na direção das exportações. Essas empresas estão consciente do esforço feito nos últimos 21 meses e não irão abandonar o mercado externo por causa do mercado interno", disse. Em sua avaliação, o programa do Carrefour poderá agregar mais 40 produtores rurais.
A maior parte das 1,06 mil empresas que avançaram no comércio internacional neste ano participa dos 200 projetos setoriais de exportação da Apex Brasil em 45 setores industriais. Os dados preliminares indicam que neste ano, os 200 projetos atenderão a 13,5 mil empresas. Parte também desse grupo o esforço que elevou de US$ 3,4 bilhões para US$ 9,8 bilhões o total das receitas cambiais obtidas com as vendas feitas no exterior entre janeiro e agosto de 2004.
"Vamos encerrar o ano com 500 eventos realizados em todo o mundo e os resultados mostram que estamos utilizando a inteligência comercial de forma certa. O maior responsável por isso é o setor privado porque governo não exporta, quem exporta é empresário. Mas quando os empresários percebem que há organização, que há disposição em incentivar os negócios, eles se envolve", disse Quirós.
Nesta semana ele inicia um trabalho de prospecção de negócios na Espanha. O alvo são os distribuidores de grande porte.