Título: Califórnia aprova norma para reduzir poluentes
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/09/2004, Meio Ambiente, p. A-10
A Califórnia aprovou na sexta-feira uma norma pioneira que obrigará os fabricantes de automóveis a modificar o design dos veículos para que reduzam a emissão de gases do efeito estufa. O Conselho Regulador do Ar da Califórnia deu sinal verde à medida, que busca reduzir consideravelmente a emissão de poluentes a partir de 2009.
Segundo a norma, em uma fase inicial - que irá de 2009 a 2012 - os fabricantes deverão dispor de tecnologias para reduzir as emissões em 25%. Uma vez em pleno funcionamento, em 2016, os fabricantes terão que redesenhar os veículos para que as emissões destes gases se reduzam em 34%, no caso de carros pequenos, e em 25%, no caso dos utilitários.
Cada empresa automobilística poderá escolher um entre diferentes métodos para atingir este objetivo como, por exemplo, motores menores, modificações no sistema de ar condicionado ou de transmissão. A indústria automobilística se opõe a essa medida, visto que na Califórnia são vendidos cerca de 13% de todos os veículos dos EUA.
Da mesma forma que ocorreu com outras iniciativas de caráter ambiental, outros estados americanos, como Nova York e Massachusetts, já expressaram interesse em seguir os passos da Califórnia. Trata-se do único estado que pode estabelecer seus próprios padrões a respeito já que começou a regular a contaminação antes do governo federal. Os outros estados podem adotar os padrões da Califórnia ou os federais.
"A proposta vai claramente além do razoável", disse Fred Webber, presidente da Aliança de Fabricantes Automobilísticos, organismo que planeja levar a medida aos tribunais federais.
Por sua vez, a autora da norma, a legisladora estatal democrata Fran Pavely, afirmou que "estamos indo na direção adequada. Há um sentimento geral de apoio público à medida", disse. A nova norma conta com o apoio do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger e prevê que os californianos terão que pagar mais caro - cerca de US$ 300 inicialmente, dependendo do modelo - por seus veículos.
Mas o preço valerá a pena, destacam os entusiastas da medida, já que os veículos gastarão menos combustível. Além disso, a Califórnia começa a fazer frente à possibilidade de uma catástrofe ambiental. Para o professor da Universidade de Standford e Nobel de Física, Burton Richard, "em cem anos teremos um verdadeiro problema se os prognósticos atuais forem cumpridos".