Título: Lula pede prazo para editar MP
Autor: Romoaldo de Souza
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/09/2004, Política, p. A-10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu mais três ou quatro dias antes de decidir pela edição de medida provisória, liberando plantio e comercialização de grãos transgênicos. O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, afirmou sexta-feira que Lula ainda quer ouvir a opinião do líder do governo o Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), para sentir o termômetro da votação do projeto de Biossegurança, no Senado. "Por enquanto o presidente não descartou a edição de uma MP, mas a preferência é pela aprovação dessa matéria pelos senadores", disse.
Sobre o prazo, cada vez mais exíguo, entre a votação do projeto da Biossegurança, que está no Congresso desde dezembro do ano passado, e o plantio, que tem início em meados de outubro, Aldo Rebelo disse que, no governo, o clima é de otimismo na aprovação.
O projeto de Biossegurança foi aprovado na Câmara e está sendo analisado pelos senadores, entretanto ainda depende de um novo crivo dos deputados, onde 17 medidas provisórias trancam a pauta e têm prioridade de votação.
"Não cabe ao presidente duvidar do Legislativo. O governo trabalhou com a expectativa de que o Congresso cumpra com suas funções e caminhos", disse Rebelo.