Título: As perspectivas do setor (A - Pág. 12)
Autor: Henrique Silveira Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/09/2004, Papel, p. A-12

Os textos desta página foram elaborados com informações extraídas do Estudo Especial "Papel: A Indústria e o Mercado", que o Panorama Setorial está lançando. O trabalho começa analisando as perspectivas da indústria papeleira nacional. Mostra os investimentos programados para até 2012, de acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), e traz avaliações das principais empresas sobre as tendências de produção e vendas.

Em seguida, conta a história da indústria de celulose e papel no Brasil, desde a instalação das primeiras fábricas até os dias de hoje, balizando a narrativa nos fatos mais marcantes ocorridos nessa indústria.

O trabalho mostra a posição do Brasil no cenário mundial de produção, distribuição e consumo de papéis, quanto o País produz por categoria, quem são os principais produtores brasileiros, o destino da produção, como é feita a distribuição, quanto se exporta e importa do produto por país de destino/origem, e qual o nível de consumo atualmente.

A análise traz ainda perfis das cinco maiores empresas, pelo critério de vendas: Klabin, Suzano Bahia Sul, International Papel, Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Ripasa. Traz dados como capacidade de produção, volumes e receitas de vendas, papéis produzidos, investimentos em expansão e principais estratégias das empresas.

O estudo especial "Papel: A Indústria e o Mercado" faz parte de uma série de quatro trabalhos sobre o setor de celulose e papel no Brasil. As outras análises são: "Celulose: A Indústria e o Mercado", "Os Produtos da Indústria do Papel" e "A Reciclagem do Papel".

Mais informações sobre o estudo, bem como sobre o conteúdo editorial produzido pela equipe do Panorama Setorial, podem ser acessadas no endereço eletrônico www.panoramasetorial.com.br